21.8.09

MAUÁ promete estender o sucesso da 1ª Semana de Design para outras edições

Se depender dos professores laureados em alguns dos mais disputados prêmios de design nacional e internacional e dos alunos do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, cujo talento já começa a ser reconhecido, o sucesso da 1ª Semana de Design Mauá irá se repetir nos próximos anos. Cientes dessa difícil tarefa e para aumentar ainda mais a expectativa, a coordenação promete apresentar no campus da Mauá em São Caetano do Sul, na próxima edição do evento, as últimas tendências do Design na Europa com a presença de conceituadas instituições de ensino de Design no exterior.

Durante quatro dias, diversos profissionais do setor automotivo do Brasil e do exterior mostraram aos estudantes da Mauá e demais participantes que, apesar da fama de restrito e sigiloso, o setor vem lançando mão dos mais diversos perfis profissionais, para conseguir destacar-se. Com o tema Panorama Global do Design Automotivo, a primeira edição da Semana, que ocorreu nos dias 11 a 14 de agosto, teve a participação de representantes das montadoras Mazda, Honda, Peugeot Citroën, GM e Volkswagen, além de empresas ligadas ao setor como Amoritz Design Automotivo, RS Engenharia e Questto Design. Cada palestrante abordou um tema relativo à sua realidade profissional, desde processos criativos até a complexa exemplificação de softwares de Design.

“Quisemos mostrar e exemplificar bem os diversos ambientes em que o designer pode atuar dentro da área Automotiva. Nossa grande preocupação foi trazer diferentes perfis de palestrantes, desde profissionais de multinacionais até de pequenas empresas”, explica a coordenadora do curso de Design do Produto da Mauá, professora Cláudia Facca, uma das organizadoras do evento. Além dos palestrantes, a Professora Cláudia credita ao tema escolhido o sucesso dessa primeira edição do evento, porque, segundo a coordenadora, além de mexer com o imaginário de muitos estudantes que sonham em trabalhar na área, o design automotivo desperta o interesse de pessoas que estão fora do meio acadêmico, interessados em saber como o conceito de um carro é concebido e desenvolvido. “Buscamos trazer para a instituição informações de um universo estritamente sigiloso e, por conta disso, tivemos mais de 380 inscrições no evento”, comemora.

De acordo com o Professor Otávio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário da Mauá, para dar continuidade ao sucesso dessa edição, a instituição pretende realizar a versão 2010 do evento com a participação de instituições européias com as quais mantém convênio. “O projeto é realizar um evento mais abrangente com o Dublin Institute of Tecnology, de Dublin, Irlanda. Pretendemos fazer algo focado na área de Design do Produto de uma forma mais geral”, comentou.

Talentos – Para exemplificar a qualidade do curso de Design do Produto da Mauá e o talento de seus alunos, durante a Semana foi divulgada a classificação de cinco estudantes da instituição na primeira fase do Prêmio Tok & Stok de Design Universitário 2009. Com o tema “Descançar”, o Prêmio estimulou 564 estudantes de cursos de design do todo o Brasil a criarem um móvel para um cliente real, dentro de parâmetros pré-estipulados; 53 foram selecionados para a fase seguinte da premiação. Os alunos da Mauá finalistas são Denise Bortoletto, Guilherme Carvalho, Isabela Santini, Murilo Gomes e Natália Fernandes. A Mauá foi a instituição do estado de São Paulo com o maior número de classificados.

O reconhecimento do talento e da criatividade não ficou restrito aos alunos da Mauá. Durante a Semana também foi divulgada a premiação recebida pelo professor Marcos Batista, agraciado em uma das categorias do Prêmio House & Gift. O concurso premia os autores dos equipamentos e utensílios desenvolvidos para o lar mais inovadores e funcionais. O professor da Mauá, juntamente com o designer Leonardo Romeu, recebeu o troféu da categoria Utilidades Domésticas, pela criação do Refrigerador Bosch Glass Edition, um projeto que se destaca principalmente pela porta de vidro temperado Safety Glass.

No comments: