8.9.09

O que é Street Art? E o Graffiti?


A arte produzida nas ruas das metrópoles brasileiras alcançou os museus e galerias e está se introduzindo no “mainstream” cultural através de ações de publicidade e marketing que ainda insistem numa visão marginal do graffiti.

Além disso, nos últimos anos tem aparecido vários estudos acadêmicos e livros que tentam responder às duas perguntas anteriores sendo possível visualizar mais claramente algumas definições (maioria delas rejeitadas pelos artistas...).

Segundo Cedar Lewisohn, curador inglês da Tate Modern de Londres e autor do livro “Street Art: The Graffiti Revolution”, street art tem a ver com a interação do artista com os habitantes das cidades, com o público nas ruas, com as massas. Já o Graffiti é uma linguagem própria das “crews” (grupos, tribos), interna, secreta. Uma linguagem quase “ilegível” para os leigos no assunto, mas um elo de interação entre os grafiteiros.

A street Art estaria baseada na imagem e o Graffiti nas letras.

Nesta exposição o objetivo é apresentar ao público uma amostra das várias vertentes que compõem a Street Art e o Graffiti no Brasil através de trabalhos produzidos por vários artistas, permitindo que admiradores e colecionadores possam entender e usufruir da imensa riqueza de formas, cores e de sua intrincada rede de relações culturais e sociais.

A exposição apresenta uma multiplicidade de técnicas em vários suportes de arte.

Gabriel 470: Street Art Local: Espaço Gabriel 470 endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470 - Jardins
São Paulo - SP - cep: 01442-000 horário de atendimento: seg a sex 10h a 18h (para visitas no sábado ou outro horário agendar por telefone) tel: (11) 7724.6502 abertura: 15/09/09 - 14h - 21h Live painting com artistas que participam da exposição: 15/09/09 - 16h - 20h encerramento: 30/09/09

No comments: