19.8.09

Alpino se consolida como Chocolate Premium



Uma das principais marcas da Nestlé, o bombom Alpino está passando por um reposicionamento no mercado para se consolidar na categoria de chocolates premium. O projeto, desenvolvido pela consultoria em branding FutureBrand, incluiu a análise do mercado, a construção da proposta de valor e a revitalização da identidade visual. Todas as embalagens da linha ganham novo layout, mais moderno e elegante, com menos elementos gráficos, resultando em maior sofisticação e aproximação com o universo de produtos para presente.


Com o reposicionamento, Alpino passa a se situar entre a linha de chocolates mainstream da Nestlé e a linha Gold. A equipe da FutureBrand criou uma nova proposta de valor para o bombom, relacionada com características da marca levantadas por meio de pesquisas.

Uma das conclusões dos estudos é que Alpino faz parte da vida de quem tem entre 30 e 40 anos e consome o chocolate desde criança. É, portanto, um bombom clássico. Outra característica essencial do produto é a pureza e simplicidade de seu chocolate, sem adições. Seu sabor é tão marcante que Alpino é identificado como um tipo de chocolate específico, ao lado dos chocolates ao leite, branco e dark. O fato de ser vendido como bombom também é um dos ícones da marca. Alpino é consumido um por um, e cada pessoa tem sua maneira própria de comer o bombom.

A partir desses atributos, uma nova identidade visual foi desenhada para combinar com o novo posicionamento, sólido e diferenciado. Como as pesquisas apontaram que havia uma relação de carinho do público com a marca antiga, a logomarca passou por uma evolução, sem mudanças radicais em seu desenho. A fita vermelha da embalagem antiga foi substituída por um filete, como se fosse a silhueta de uma fita de presente. O nome passa a ser grafado sobre um fundo dourado, em sintonia com o novo posicionamento. O fundo tem uma estampa listrada bem fina, em alusão à textura com ranhuras do bombom. Já o desenho dos Alpes foi diminuído, com o objetivo de diferenciar a marca Alpino de outras logomarcas representadas por morros.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

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