11.9.09

Alunos do curso de Design do Produto da MAUÁ criam para as Casas Bahia



O que é mais importante em um móvel de cozinha? O que leva um consumidor a escolher entre um ou outro modelo: funcionalidade, beleza, resistência ou durabilidade? Descobrir o que pode tornar uma peça objeto de desejo do consumidor e usar a criatividade para desenvolver mobiliários de cozinha é o desafio que os estudantes do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia terão à frente nos próximos meses. A Mauá foi escolhida pela Casas Bahia para integrar o concurso “Inovando na Cozinha Popular”. As inscrições, abertas exclusivamente aos alunos do curso da Mauá, serão recebidas até o dia 14 de setembro, no blog www.casasbahia.com.br/premiodesignmoveis/, pelo qual os interessados podem acessar também o regulamento completo do concurso.

A forte ligação da Mauá com a cidade de São Caetano do Sul, onde mantém um dos campi, aliada à qualidade de seus profissionais, foi um dos fatores da escolha da instituição pela Casas Bahia, que também está instalada na cidade. Conforme os organizadores, o objetivo do concurso é obter novas propostas de mobiliários de cozinha para os públicos das classes C, D e E, e, ao mesmo tempo, estimular o poder de criação de universitários. Os três melhores projetos - considerados artisticamente originais e com melhor conceito em design - serão premiados e poderão, futuramente, compor a linha de produtos da Indústria de Móveis Bartira, empresa coligada à Casas Bahia. A validade da inscrição está condicionada à cessão, à Bartira, dos direitos patrimoniais da propriedade industrial dos projetos.

O concurso “Inovando na Cozinha Popular” é aberto aos estudantes com pelo menos 18 anos e cursando o 2º semestre, ou semestres seguintes, do curso de Design do Produto da Mauá. A participação pode ser individual ou em dupla e os interessados podem inscrever até dois projetos. A orientação ficará sob responsabilidade de professores da Mauá. De acordo com o regulamento do concurso, ‘todas as atividades de criação, desenvolvimento e clínicas terão seu gerenciamento e acompanhamento didático-pedagógico executados pelos professores da disciplina envolvidos’. Os projetos apresentados deverão ser criados exclusivamente para o concurso.

Para escolha dos melhores projetos serão avaliadas criatividade, inovação, exeqüibilidade, qualidade gráfica da apresentação e adequação às classes C, D e E. Os projetos deverão ser entregues de 14 a 18 de dezembro de 2009. A divulgação dos finalistas será feita em 26 de fevereiro de 2010 no blog do concurso e a premiação acontece no mês de março.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Casas Bahia
Com 56 anos de atuação no mercado, a Casas Bahia é líder no setor varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, com mais de 500 filiais distribuídas em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. A rede emprega cerca de 60 mil colaboradores e faturou R$ 13,9 bilhões em 2008. Fazem parte do Grupo, a CB Contact Center, empresa de relacionamento com clientes, a Indústria de Móveis Bartira, além de 8 Centros de Distribuição e 7 Entrepostos.

A fábrica de móveis Bartira, fundada em 1962, é a maior da América Latina e a terceira maior do mundo. Com 149 mil m2 de área construída, as duas plantas industriais localizadas em São Caetano do Sul e em Santo André, região do ABC Paulista, empregam mais de 2 mil colaboradores. A produção anual, destinada exclusivamente às filiais da Casas Bahia, supera a casa dos 4 milhões de itens, entre dormitórios, cozinhas, estantes e racks.

No comments: