25.2.10

Drawlio Joca faz pré-lançamento do ensaio “A Cidade de São Paulo” nesta quinta-feira (25) no deVERcidade


Um trabalho autoral que versa sobre as identidades, confluências e contradições daquela que é a maior metrópole brasileira. Trata-se do ensaio fotográfico “A Cidade de São Paulo”, do fotógrafo cearense Drawlio Joca, que tem pré-lançamento nesta quinta-feira, 25, às 21h30, como parte da
programação do deVERcidade, que acontece até domingo no entorno do Mercado dos Pinhões, numa realização do Instituto da Fotografia (IFOTO). Também nesta quinta acontece a projeção de “Flamengo Hexacampeão Brasileiro” (Gustavo Pellizzon) e "Entre a fé e a febre" (Guy Veloso).




“A Cidade de São Paulo” trata sobre questões diversas, que vão desde os aspectos relacionados ao meio-ambiente, urbanismo e arquitetura, até àqueles que dizem sobre o ser humano inserido neste meio, envolvendo cultura, comportamento, gestualidade, imaginário e cotidiano.

É um ensaio fotográfico essencialmente documentarista e, portanto, se ocupa de registrar realidades que estão em constante processo de transformação e preservá-las enquanto documentos visuais e fontes de pesquisa iconográfica. A vertente documental do trabalho, entretanto, vai além da preocupação com a informação e propicia o desenvolvimento de um fazer fotográfico também estético dentro da práxis realista, aliando ao conteúdo a valorização dos
aspectos formais. Para além do caráter documental, o ensaio por vezes passeia ainda por outras linguagens, inclusive experimentais.

O trabalho foi iniciado em março de 2006 e continua em processo de desenvolvimento. Além do primeiro produto já realizado: um documentário fotográfico sobre São Paulo, os objetivos subsequentes são a publicação de um livro e a constituição de acervo fotográfico e memória sobre esta cidade brasileira.

Sobre o Documentário Fotográfico “A Cidade de São Paulo”
O documentário fotográfico “A Cidade de São Paulo” é o primeiro produto resultante do desenvolvimento do ensaio fotográfico sobre São Paulo realizado pelo fotógrafo Drawlio Joca nos últimos quatro anos. O vídeo tem 18 minutos de duração e aproximadamente 290 fotografias que integram o ensaio em questão. O documentário possui concepção e narrativa bastante
peculiares e aborda diversos aspectos da capital paulistana, sua complexidade, suas identidades múltiplas, seus aspectos urbanos e humanos. As fotografias são apresentadas permeadas por comentários poéticos que remetem a reflexões sobre ser humano e cidade. Curiosamente, o autor e diretor do documentário, Drawlio Joca, resolveu misturar a atualidade da São
Paulo contemporânea por ele fotografada com textos e comentários poéticos aparentemente dessemelhantes e longínquos, como, por exemplo, os escritos extraídos do trabalho filosófico “A República” de Platão. A obra - e a época em que foi escrita - extemporânea à cidade documentada, surpreende em resultar num casamento semântico perfeito com as fotografias e as questões urbanas nelas representadas, como se fossem contemporâneos estes escritos
feitos ainda na antiguidade, no berço do pensamento e da civilização ocidentais. Dentro desta mesma perspectiva de cruzamentos semânticos e aproximações, se inserem ainda as poesias de Fernando Pessoa, em sua “Ode Triunfal” e a prosa poética de Ítalo Calvino, nos textos extraídos da sua obra “As Cidades Invisíveis”.

Para realizar a leitura poética foi convidado não um locutor ou ator, mas sim um outro fotógrafo, José Albano, estabelecendo aí uma interessante interlocução entre texto e imagem. O documentário completa-se com a trilha sonora das “Bachianas Brasileiras” de Heitor Villa-Lobos, obra escolhida por sua singularidade poética e principalmente por sua notável brasilidade.

Sobre o Autor
O autor do ensaio e do documentário, Drawlio Joca, trabalha profissionalmente como fotógrafo desde 1989, atuando nas áreas de fotografia editorial, publicitária, industrial, arquitetônica, aérea, still e principalmente fotografia documental.

No seu trabalho autoral, enquanto documentarista, desenvolve ensaios e projetos de documentação fotográfica tendo como foco principal o ser humano. Nesta perspectiva, realizou diversos ensaios fotográficos, tais como: “Sertões [Gênero Humano]”, “Gênero Humano-Cinco Estudos”, “A Periferia do Círio de Nazaré”(Belém/PA), “Documentação Fotográfica das Estações de Trens Urbanos de Fortaleza”, “Negros do Ceará” e “Documentação Fotográfica do Bairro de São José”(Recife/PE). Atualmente desenvolve os ensaios fotográficos “O Centro do Rio de Janeiro” e o ensaio em questão, sobre “A Cidade de São Paulo”.

O deVERcidade continua até domingo, com visitação das 18h à meia-noite. Na mostra, ensaios de 43 fotógrafos selecionados de 11 estados e do Distrito Federal, além de trabalhos de artistas visuais convidados e de Mário Cravo Neto, o homenageado desta edição. A realização é do IFOTO com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoio cultural do Oi Futuro. A entrada é gratuita.

Ficha Técnica
Documentário Fotográfico: A Cidade de São Paulo
Fotografia: Drawlio Joca
Leitura Poética: José Albano
Direção: Drawlio Joca
Roteiro e Edição: Drawlio Joca, Joana Ferraz e Goreth Albuquerque
Produção: Joana Ferraz
Pesquisa e Produção de Textos: Joana Ferraz
Edição de Textos: Drawlio Joca e Joana Ferraz
Montagem e Multimídia: Elton Gomes
Edição de Som: Elton Gomes e David Cadeira
Trilha Sonora: Bachianas Brasileiras - Heitor Villa-Lobos
Textos e Poesias: A República – Platão; As Cidades Invisíveis - Ítalo
Calvino; Ode Triunfal - Fernando Pessoa

Serviço
Pré-lançamento do Documentário Fotográfico “A Cidade de São Paulo”, de Drawlio Joca - Nesta quinta (25), às 21h30 no deVERcidade 2010. , no entorno do Mercado dos Pinhões, na Praia de Iracema. Informações: 85-3254.6385 / 8820.0083 / ifotomailing@gmail.com /www.ifoto.org.br. GRÁTIS.

No comments: