22.3.10

Exposição de Rico Lins encerra com debate e oficina


Os últimos dias da exposição “Rico Lins: uma Gráfica de Fronteira” prometem muito movimento no Centro Cultural dos Correios – CCC Recife. Para os dias 26 e 27 de março, foram preparadas uma oficina para jovens ligados a programas sociais de arte, cultura e tecnologia, além de um debate histórico.

O debate
Um encontro marcado entre Rico Lins, Paulo Bruscky, João Roberto Peixe e h.d. Mabuse para dialogarem sobre fronteiras entre o design e outros campos da cultura, tecnologia, artes visuais e política cultural. Frutos de diferentes gerações, os participantes vão falar sobre experiências ricas e diversas vividas em suas carreiras fronteiriças entre arte e design.

O debate promete ser instigante, trazendo à tona embates e encontros entre técnicas artesanais e alta tecnologia, possibilidades de suporte, lugares para exibição, relações com os públicos, etc. Superando a fronteira das artes gráficas e visuais, também deverão ser tocadas as interfaces com as artes cênicas, música, literatura e com as culturas populares.

Para Rico Lins, o Design deve ser usado para pensar a Cultura, como ferramenta para o planejamento das políticas culturais. “É importante considerar o Design como processo. Mais do que uma atividade, Design é uma forma de pensar”, comenta Rico. O debate acontece no próximo dia 26 de março, às 19h, no CCC Recife, com entrada franca.

A oficina
A fim de deixar sementes de pensamento e prática acerca da área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas, Rico Lins vai oferecer uma oficina exclusivamente para 20 jovens participantes dos programas de formação em arte e cultura Oi Kabum! e Programa Multicultural, este da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Antes da oficina, que acontece durante todo o dia 27 de março, os jovens participantes devem pensar em temas da atualidade e coletar referências visuais. Durante o encontro com Rico Lins, eles irão se reunir em equipes formadas por pessoas com temas semelhantes para trabalhar na tradução das ideias em símbolos gráficos.

O objetivo é retomar técnicas antigas de composição e impressão, o que tira um pouco os jovens da frente do computador e promove autonomia ao processo criativo e de produção.

A exposição
“Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” continua em cartaz no quarto piso do Centro Cultural Correios – CCC Recife até 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.

Sobre Rico Lins
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NYTimes, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.

Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI, FAAP, etc. Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, as mostra itinerante Brasil em Cartaz sobre o cartaz brasileiro, e a exposições Connexions>Conexões e Les Affiches de Chaumont no ano França-Brasil, em torno do design de autor. Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI - Alliance Graphique Internationalle.

SERVIÇO
O debate
Data: 26 de março de 2010 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Cultural dos Correios Recife - 1o Piso
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – 3224.5739 / 3424.1935.
Entrada franca

No comments: