8.7.10

Curso de Extensão em Marketing Cultural

Curso de extensão tem como foco o planejamento e a gestão da atuação empresarial em cultura. As inscrições estão abertas e as aulas iniciam em agosto.

Associar o principal patrimônio institucional de uma empresa – sua marca – a uma ação cultural exige adequação de objetivos, público-alvo e identidade. Mais do que isso, é necessário o comprometimento da empresa e de seus profissionais para identificar as principais áreas de atuação e os benefícios gerados tanto para a marca, quanto para a sociedade.

Para aprofundar essa discussão, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece a partir de 25 de agosto o curso de extensão em Marketing Cultural. O curso tem como objetivo analisar, sob ponto de vista das empresas, as principais áreas de investimento em cultura tanto para quem já patrocina como para as organizações que desejam investir. As aulas são direcionadas a profissionais e gestores de patrocínios, consultores, fornecedores e estudantes de Administração, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, bem como interessados no tema.

Com carga horária de 72 horas – de 25 de agosto a 29 de novembro – o programa visa proporcionar visão estratégica, abrangente e metodológica sobre a atuação empresarial em cultura de forma a evidenciar os benefícios que esse investimento agrega às marcas, ao meio cultural e à sociedade. Ao longo das aulas serão abordadas, por exemplo, as diferenças entre o marketing cultural e o investimento social privado em cultura, as possibilidades de atuação das empresas no âmbito cultural, as premissas para o uso responsável das leis de incentivo à cultura e a definição dos papéis do Estado e das empresas no financiamento à cultura.

“O patrocínio é uma importante ferramenta de comunicação a ser usada pelas empresas, tanto por dar visibilidade a sua imagem e reputação, quanto por favorecer a sociedade. O grande desafio é transformar o investimento cultural em uma prática independente das leis de incentivo. O curso de extensão em Marketing Cultural da FAAP pretende enfocar os benefícios estratégicos do patrocínio cultural, muito além dos benefícios fiscais”, explica o professor Lárcio Benedetti, especialista em patrocínio cultural e coordenador do programa.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, “Cultura e Arte no Brasil”, faz introdução ao mundo das artes e traça o panorama geral da produção artística brasileira, contando com renomados especialistas para falar sobre teatro, dança, cinema, artes visuais, música, literatura e patrimônio.


O segundo módulo contempla temas sobre “Cultura e Desenvolvimento”, como economia da cultura, políticas públicas, leis de incentivo, jornalismo cultural, além da relação de cultura com educação e formação. “Atuação Empresarial em Cultura”, último módulo do programa, vai aprofundar conceitos e metodologias sobre planejamento e gestão do patrocínio cultural, incluindo a apresentação de casos práticos.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00 no Centro de Excelência da FAAP, localizado à Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449 ou através do site da Pós-Graduação - www.faap.br/pos.

Sobre o coordenador
Lárcio Benedetti é especialista em patrocínio cultural, consultor e responsável nos últimos quatro anos pela atuação do Grupo Votorantim na área de cultura. Durante seis anos trabalhou na agência Significa, em planejamento e implantação de programas de patrocínio cultural para Petrobras, Natura, Nestlé, Sul América, Philips, entre outros. Trabalhou na área de Marketing da Colgate-Palmolive e foi consultor da Accenture. É integrante do Comitê Aberje de Gestão Cultural e professor de Marketing do curso de Produção Cultural da FAAP.

Corpo Docente
1 - Cultura e Arte no Brasil
Aimar Labaki - Teatro
Helena Katz - Dança
Heloísa Dallari - Artes Visuais
Irineu Franco Perpétuo – Música Instrumental e Erudita
Ricardo Lísias – Literatura
Silvio Oksman - Patrimônio
Sergio Rizzo – Cinema e Música Popular

2 - Cultura e Desenvolvimento
Ana Carla Fonseca Reis - Economia da Cultura
Ana Paula Sousa - Jornalismo Cultural
André Sturm - Políticas Públicas para a Cultura
Gilberto Dimenstein - Cultura, Educação e Formação
José Maurício Fittipaldi – Leis de Incentivo à Cultura

3 - Atuação Empresarial em Cultura
Carlos Harasawa - Formatação de Projetos para Apresentação a Empresas
Eliane Costa – Caso Prático de Programa de Patrocínio Cultural
Fernando Rossetti - Investimento Social Privado em Cultura
Lárcio Benedetti – Planejamento da Atuação Empresarial em Cultura
Rafael Gioielli – Gestão da Atuação Empresarial em Cultura e Campos de Atuação Profissional
Sharon Hess - Atitude de Marca

FAAP - Pós-Graduação: Curso de Extensão em Marketing Cultural
Data de início: 25/08/2010 (segunda-feira)
Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00
Local: FAAP – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília
Investimento: Matrícula + 4 parcelas de R$ 720,00
Informações: (11) 3662-7449 ou www.faap.br/pos

No comments: