13.10.10

Árvores de São Paulo – Fotografias de Valdir Cruz


A exposição Árvores de São Paulo – exibida pela Pinacoteca de 28 de março a 02 de maio de 2010 – é a nova galeria que o Acervo dos Palácios do apresenta no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes, com 30 fotografias em preto e branco de Valdir Cruz, adquiridas pelo Governo paulista.

São fotos procedentes de pesquisa que mapeou as espécies de árvores existentes no Estado. A maioria das árvores registradas foi encontrada em locais de difícil acesso, como no meio da Mata Atlântica. Foram dez meses de intensas pesquisas, que incluíram longos deslocamentos, acampamentos precários, hospedagem e alimentação da equipe, identificação, observação e mapeamento das árvores, além da seleção das imagens.
A Curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, destaca que a importância do trabalho do artista ultrapassa o registro documental e o valor estético, pois chama a atenção para a preservação do meio-ambiente no Estado de São Paulo: "... a importância do projeto dessa nova série de obras vai além do que a fotografia nos mostra: é, também, um sinal de alerta para a conscientização e o compromisso de cada um na preservação da flora diversa e abundante que São Paulo ainda possui”.



O fotógrafo Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná. Embora more há mais de vinte e cinco anos nos Estados Unidos, os focos principais de seu trabalho em fotografia são a arquitetura e a paisagem do Brasil. Desde 1994, sua atenção se concentra no projeto Faces da Floresta, que documenta a vida dos povos indígenas do norte da Amazônia e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim. Entre suas publicações está Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais;, Faces of the Rainforest – The Yanomami, com o apoio da Fundação Guggenheim; Faces da Floresta – Os Yanomami; Carnaval, Salvador – Bahia –1995/2005; e O Caminho das Águas. Suas fotografias também aparecem em Darkeness in El Dorado, de Patrick Tierney. Seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque, e, agora, na sede do Governo paulista.



SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 (Portão 2)
Informações: 2193.8282 / monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Grátis.

No comments: