6.4.10

Alexandre Wollner ministra curso de design visual, comunicação visual e design gráfico na Unil

A Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, promove o curso Design visual, comunicação visual, design gráfico. Os objetivos são analisar, através da experiência de Alexandre Wollner, um dos maiores designers brasileiros, a história do nosso design: sua origem, evolução, influências e caminhos futuros, bem como discutir as experiências, influências, o processo criativo, as práticas e os princípios que caracterizam o comportamento profissional do designer, além de compartilhar os significados desta profissão.

Alexandre Wollner é pioneiro na ampliação e na profissionalização do espaço de atuação do designer no Brasil. Foi aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do MASP, criado por Pietro Maria Bardi, Lina Bardi e Jacob Ruchti em 1951. Fez parte, a convite de Max Bill, de uma das primeiras turmas da Escola de Ulm, Alemanha, que serviu de modelo para a primeira escola de design no Brasil, a ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, no Rio de Janeiro (em 1963), onde foi um dos fundadores e professor de comunicação visual. Criou, em 1958, com Geraldo de Barros, Walter Macedo e Ruben Martins, o primeiro escritório de design do país. É um dos responsáveis pela parcela mais representativa da produção de identidade corporativa no Brasil para empresas como Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin.

As aulas abordam desde a introdução à história e desenvolvimento do design, sua função, projeto criativo analógico/digital. Também discute sobre a intuição, tecnologia, comunicação, valores conscientes e inconscientes, estruturação, desestruturação, linguagem, cases e histórias. Sobre a profissão, o palestrante fala sobre os campos de atuação, perfis e comportamentos de clientes, de autoridades, do público, qualidades e níveis de compreensão, linguagem corporativa e institucional.

O curso é voltado a designers, arquitetos, editores, assistentes editoriais, diretores e editores de arte, diagramadores, fotógrafos, publicitários, ilustradores, pesquisadores iconográficos, estudantes de arte, design, arquitetura e demais interessados.

Design visual, comunicação visual, design gráfico acontece de 12 a 15 de abril, das 18h às 21h (carga horária total de 12 horas) na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 510 (R$ 407 para sócios e estudantes).

Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.

No comments: