18.5.10

Oi Futuro em Ipanema apresenta exposições inéditas de Adriana Varela e Renato Rezende


O Oi Futuro em Ipanema apresenta, a partir do dia 21 de maio, trabalhos inéditos da artista Adriana Varella e do poeta Renato Rezende. Adriana traz para a galeria a videoinstalação Trans pequenos esboços (transição/translúcido/transgressão/transmutação/transversal) e uma obra de arte pública que integra o projeto de intervenção da fachada do Oi Futuro em Ipanema. Já Renato Rezende participa da terceira edição do Projeto Passagem com o poema visual Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas.

Artista brasileira residente em Nova Iorque, Adriana Varella utiliza múltiplas mídias em suas obras, tais como instalação, vídeo, som, fotografia, desenho e escultura. Em seu trabalho, busca desafiar o imaginário ao usar intervenções, experimentações e buscar novas propostas. As obras inéditas de Adriana são inspiradas na idéia Trans, que contempla o homem e sua relação com o espaço público, seja ele urbano ou rural. A videoinstalação Trans pequenos esboços traz cinco projeções que ocupam as paredes e chão da galeria, em um clima imaginário de sonho.

Renato Rezende trabalha o poema em um campo ampliado que inclui a prosa, a performance, o digital, a videoarte e instalações multimídias. Em Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas, o artista se utiliza de sons, luzes e imagens para criar um ambiente visual e sonoro de uma colméia. Renato já apresentou seus trabalhos na Fundação Baldreit, em Baden-Baden, no festival de poesia de Berlim (com o coletivo GRAP = rap + poesia + grafitti) e no evento Urbano Digital, no Parque Lage, Rio de Janeiro. É também autor dos livros Passeio (Record, 2001), Ímpar (Lamparina, 2005, Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional) e Noiva (Azougue, 2008).

Serviço
ARTES VISUAIS
Renato Rezende (Térreo)
Adriana Varella (Galeria)
Curadoria: Alberto Saraiva
Oi FUTURO – Ipanema
De 21 de maio a 18 de julho
De terça a domingo, das 13h às 21h
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, tel.: (21) 3201- 3010
Entrada franca
Classificação etária: Livre
www.oifuturo.org.br

No comments: