12.1.11

Palestra com Haroldo Castro sobre a Expedição Fotográfica na Mongólia

Viagem vai gerar livro com fotos produzidas pelos participantes e editadas pelo premiado fotógrafo

O jornalista Haroldo Castro, que esteve duas vezes na Mongólia para realizar reportagens, apresentará uma palestra com fotos na LATITUDES Viagens de Conhecimento, na terça-feira, 1º de fevereiro de 2011, sobre a viagem Expedição Fotográfica na Mongólia.

O premiado fotógrafo, coordenador da viagem, falará sobre o roteiro que inclui como ponto central da jornada as festividades do Naadam, as chamadas Olimpíadas das Estepes. Durante a viagem o grupo assistirá cenas das competições de arco e flecha, das corridas de cavalos pelas planícies e das lutas livres entre gigantes mongóis. Como o Naadam é o principal feriado nacional, todos os participantes estarão vestidos com seus trajes mais elegantes e coloridos. E, importante, os mongóis adoram ser fotografados!
Outro ponto alto da expedição será a visita ao monastério Khamariin, no deserto do Gobi, local onde Danzan Rabjaa, o Lama do Gobi, viveu há quase dois séculos. Antes do mosteiro ser destruído no verão de 1938 pelo exército soviético, o monge Tuduv conseguiu esconder nas areias do deserto 64 arcas contendo os tesouros do templo: objetos religiosos, manuscritos sagrados e obras de arte. Mais da metade das arcas já foi exumada por Altangerel, neto de Tuduv e curador do museu que será visitado em Sainshand. No norte também será visitado o mosteiro Amarbayasgalant, na opinião de Castro, o mais bonito do país.

Para os que buscam um maior contato com a natureza, a viagem passará pelo Parque Nacional Hustai, onde serão conhecidos alguns dos 200 cavalos selvagens que habitam a área. O cavalo selvagem é nativo das estepes mongóis. A Reserva Natural Ikn Nart acolhe duas espécies de carneiros selvagens, o Argali e o Ibex, que os viajantes tentarão encontrar entre as formações rochosas espetaculares da região.

Cerca de um milhão de mongóis, 1/3 da população total, ainda vive no campo, seguindo seu modo de vida nômade. O grupo vivenciará o saber e a hospitalidade nômade ao passar diversas noites em acampamentos tradicionais, nas tendas redondas “ger”, conhecendo um pouco mais do cotidiano.

Local: LATITUDES - Viagens de Conhecimento
R. Clodomiro Amazonas, 1158 Lj 62/63 - São Paulo – SP
Dia / hora: Terça-feira - 1 de Fevereiro - 19h30
Palestrante: Haroldo Castro - fotógrafo, jornalista e coordenador da viagem
Confirmar presença com Janaína pelo telefone da Latitudes (011) 3045-7740 ou pelo email janaina@latitudes.com.br

No comments: