13.1.11
A moda dos dândis africanos em exposição na Aliança Francesa
Integrante do Circuito Moda e Arte, exposição "La Sape", do fotógrafo Baudouin Mouanda, retrata a autenticidade e o comportamento dos trajes dos integrantes do movimento africano
O Circuito de Moda e Arte chega a sua 3ª edição trazendo uma série de atividades culturais gratuitas, realizada nos mais importantes espaços culturais da cidade, que permite ao público vivenciar a cultura fashion, de maneira democrática. Idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, com apoio da São Paulo Fashion Week, o ciclo traz em sua programação a exposição "La Sape", realizada pela Aliança Francesa do Jardins-Trianon, com as fotos dos looks e comportamentos dos africanos modernos, registradas pelo fotógrafo congolês, Baudouin Mouanda.
A mostra retrata o cotidiano dos sapeurs, termo usado para denominar membros da Sociedade dos Animadores e Pessoas Elegantes (Sape), um movimento popular formado apenas por homens, que buscam reconhecimento e popularidade exibindo o bem mais valioso em suas vidas: as roupas, geralmente fraques, coletes e ternos.
Os integrantes vêm de diferentes classes sociais, desde os mais ricos que viajaram a Paris e voltaram com o melhor da moda até os mais pobres, que têm nas roupas uma perspectiva de identidade. Esses verdadeiros dândis africanos desfilam há mais de 25 anos, em postura teatral, nas ruas pobres de Brazzaville, capital do Congo, bem como em diversos bairros africanos de Paris, Londres e Bruxelas, com seus trajes com requinte de alfaiataria e cores berrantes.
Nos registros fotográficos de Baudouin Mouanda é possível observar diversos simbolismos que compõem a realidade sócio-cultural partilhada no La Sape. Mouanda investe em close-ups, destaca detalhes e realça o sobressalto das cores para retratar o dinamismo e a autenticidade dos sapeurs congoleses. As roupas são sempre de marcas internacionais e com cortes impecáveis. Para arcar com seus luxos, os sapeurs têm mais de uma jornada de trabalho ou até mesmo pedem peças emprestadas a terceiros.
Talento da fotografia - Nascido em Brazzaville, no Congo, em 1981, Baudouin Mouanda é um dos mais expressivos fotógrafos africanos da nova geração. Os seus trabalhos estão presentes há alguns anos em exposições, nas bolsas, em residências e projetos coletivos em diversos países, o que o torna hoje um dos mais jovens fotógrafos africanos com visibilidade e reconhecimento no cenário artístico internacional. Em 2005, Mouanda foi eleito melhor fotógrafo pelo júri da Academia de Belas Artes de Kinshasa.
Atento às questões da sociedade, das marcas que a guerra deixou no seu país aos fenômenos e costumes, Baudouin Mouanda adapta sua linguagem às temáticas que ele aborda. Em preto e branco ou coloridas, suas imagens sempre se destacam pela originalidade do enquadramento e pela proximidade com os objetos fotografados.
Além da mostra "La Sape", a Aliança Francesa participa do Circuito de Moda e Arte com exibições de filmes, exposições de fotos e desenhos, mesas-redondas e palestras nas unidades Brooklin e Centro. Os eventos complementam a programação do Circuito que conta ainda com as atividades do Cultural Banco do Brasil, Cinema Reserva Cultural e Casa das Rosas.
SERVIÇO
Exposição "La Sape"
Período: de 17 de janeiro a 14 de março
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 20h30; sábado das 9h às 12h30
Acesso para portadores de necessidades especiais
Programação: www.galeriacentral.org
Entrada Franca
Classificação: Livre
Endereço: Aliança Francesa Jardins-Trianon - R. Min. Rocha Azevedo, 419
Ficha técnica
Produção: Danilo Blanco e Fernando Zelman | Galeria Central
Patrocínio: Aliança Francesa e Rodhia
Apoio institucional: São Paulo Fashion Week
Sobre a Aliança Francesa
Criada em Paris no ano de 1884, por um conselho administrativo formado por políticos, diplomatas, escritores, arqueólogos, historiadores, magistrados, editores e religiosos, a Aliança Francesa tem como principal objetivo a difusão da língua e da cultura francesas e de seus valores fundamentais. Entre seus fundadores constam personalidades como o construtor Ferdinand de Lesseps, do Canal de Suez, cientista Louis Pasteur, historiador Ernest Renan, escritor Jules Verne, editor Armand Colin, entre outros. Hoje, a Aliança Francesa conta com mais de 1.000 unidades instaladas em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.
Mais informações no www.aliancafrancesa.com.br
Sobre Galeria Central
A Galeria Central é um dinâmico laboratório de idéias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.
Postado por Paulo R. Lisboa às 11:56 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment