16.1.12

Artistas ministram Workshops gratuitos durante o URBE - Mostra de Arte Pública

Em janeiro de 2012, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) promove workshops gratuitos ministrados pelos artistas envolvidos no projeto URBE - Mostra de Arte Pública. Responsáveis por cinco obras site specific a céu aberto, que compõem a mostra que acontece de 25 a 29 de janeiro no centro de São Paulo, os artistas ministram oficinas através da linguagem e diálogo específicos acerca da técnica e conceito de suas obras, com entrada franca.

Os argentinos do coletivo DOMA irão introduzir em seu workshop a linguagem da intervenção em espaços públicos com o objetivo da modificação do espaço original. Para a Mostra, o grupo construirá o Templo Geodésico Criptométrico, uma espécie de mirante que possibilita uma visão caleidoscópica dos arredores do Vale do Anhangabaú. Em sua primeira apresentação nas Américas, os alemães do Urbanscreen trazem sua experiência com video mapping para a fachada da Prefeitura Municipal de São Paulo, e analisarão outras obras realizadas pelo grupo para abordar em seu workshop o mapeamento em objetos tridimensionais, em particular na arquitetura e ambientes urbanos.

O brasileiro Felipe Sztutman aborda conceitos da pintura com luz (light painting) aos participantes de seu workshop, abordando aspectos técnicos do processo, referências e diferentes resultados com diversas fontes de luz. O artista é responsável pela obra Cachoeira, que partirá do Viaduto do Chá.

Responsáveis pela obra Cartão Postal SP, que cobre a fachada do CCBB SP, o coletivo GOMA Oficina propõe um roteiro fotográfico do pixo, onde os participantes poderão identificar e estabelecer seu próprio olhar sobre o tema, em um percurso sugerido pelos próprios artistas pelo centro da cidade. Por fim, a equipe multidisciplinar do ZoomB possibilita aos participantes de seu workshop um primeiro contato com a ferramenta ambiente de programação gráfica VVVV, os artistas desenvolveram especialmente para a mostra a projeção interativa Conexões, na Rua da Quitanda.

Todos os workshops acontecem no CCBB SP, e a participação será garantida mediante a retirada de senha 1 hora antes do evento, na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil.

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP)
Inscrições: Senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB na data do workshop, com uma hora de antecedência. Entrada franca.
Classificação: a partir de 12 anos.

26/01, 17h00 às 19h00
VIDEO MAPPING
Artista: Urbanscreen
Capacidade: 20
O workshop será realizado por Jonas Wiese e Moritz Horn, diretores de arte que criaram a projeção para a fachada da prefeitura para o URBE, e Till Botterweck, um dos fundadores do Urbanscreen. Em relação aos temas "site-specific" e "identidade do lugar", os participantes terão uma visão sobre o trabalho do coletivo.

26/01, 19h15 às 21h15
LIGHT PAINTING
Artista: Felipe Sztutman
Capacidade: 20 pessoas. Desejável levar câmera fotográfica própria. Desejável o uso de roupas escuras no dia do workshop (não obrigatório).
Felipe Sztutman, que já realizou a oficina “O Espaço como Protagonista do Discurso Poético” (no LabMIS) sobre a discussão das possibilidades do espaço enquanto suporte para um discurso poético, introduz conceitos da pintura com luz (light painting), técnica que nos permite desenhar com luz em um ambiente, possibilitando registrar o movimento e trajeto da fonte luminosa, obtendo diferentes resultados de acordo com a fonte luminosa e o uso do espaço que o participante fizer.

27/01, 15h00 às 20h00
INTERVENÇÃO URBANA
Artista: DOMA
Capacidade: 40 pessoas
A ideia do workshop é introduzir a linguagem da intervenção em espaços públicos e viver a experiência em busca da reflexão e o estranhamento da realidade urbana, utilizando o contexto como suporte. Entendendo suas formas e cores da maneira que a intervenção tenha um papel de destaque, de camuflagem, de ironia, tendo como objetivo a modificação do espaço original.
Roteiro do workshop:
Teórico (45 min)
História e referência do fenômeno, exemplos e caminhos possíveis, habilidades e visões conceituais. Projeção de referências históricas e contemporâneas.
Atividade prática (15 min)
Em grupos de 5 pessoas, os participantes devem encontrar um espaço público nas proximidades do CCBB e planejar uma intervenção simples, a partir de um conceito original, e realizar um registro fotográfico da obra.
Produção das Intervenções (3 horas)
Encerramento/ Apresentação ( 1 hora)

28/01, 15h00 às 19h00
VISUALIZAÇÃO DE DADOS NO VVVV
Artista: ZOOMB
Capacidade: 20 pessoas. Participantes devem levar laptop com o sistema operacional Windows.

Essa oficina é direcionada a artistas visuais, músicos e interessados em criar uma ferramenta para visualização gráfica de dados. VVVV.org é um ambiente de programação gráfica para criação de projetos multimídia. A visualização de dados no VVVV é uma oficina que visa apresentar de maneira prática como criar uma regra gráfica para visualizar dados em tempo real oriundos de uma tabela estática ou dinâmica. O objetivo dessa oficina é possibilitar aos participantes um primeiro contato com a ferramenta VVVV e criar sua própria estrutura gráfica para visualizar dados, que podem ser obtidos por uma infinidade de meios: tabelas, audio, vídeo ou sensores. A grade de programação inclui: introdução ao VVVV, história e instalação; o que são dados e o que é uma tabela; como adquirir dados; como processar esses dados; como criar uma regra gráfica para esses dados e como apresentar em tempo real essa transcodificação de dados em um ambiente gráfico. Essa oficina será realizada em sala de aula com computadores, projetores, microfones, câmeras de vídeo e sensores e ministrada pelo artista Caio Fazolin, do coletivo ZoomB que pesquisa e desenvolve projetos na plataforma VVVV há mais de 5 anos. Caio é artista multimídia, começou sua carreira como VJ e hoje desenvolve trabalhos que discutem as relações entre arte e tecnologia. Já ministrou cursos e oficinas dos seguintes temas: Vjing, Video Mapping, Video Cenários, Video Instalações, Introdução à Programação Lógica para Artistas.

29/01/12, 17h00 às 19h00
O PIXO SP
Artista: GOMA Oficina
Capacidade: 40 pessoas. Desejável levar câmera fotográfica própria ( não obrigatório)
A primeira parte do workshop realizado pelo Coletivo GOMA OFICINA, que realiza projetos de intervenção urbana, arquitetura, cenografia e multimídia, consistirá em uma introdução e contextualização do tema pixação. A segunda parte envolverá um passeio pela região central da cidade, com a distribuição para os participantes de um mapa com os locais onde é possível constatar alguns pixos. A ideia é fazer um roteiro fotográfico do pixo, onde os participantes poderão identificar e estabelecer seu próprio olhar sobre o tema.

No comments: