30.3.12

Mauricio de Sousa Produções e Turma da Mônica chegam às redes sociais


A Mauricio de Sousa Produções inaugura nesse dia 30 de março seus canais oficiais no Facebook e Twitter. Nos canais da MSP, o foco será a comunicação B2B, com conteúdo voltado para o mercado. A ideia é falar com os interessados em fazer negócios com a empresa ou em divulgar suas iniciativas nos campos de quadrinhos, livros, animações, espetáculos, eventos temáticos, exposições, produtos digitais, projetos institucionais e licenciamento de produtos.

Ter a assinatura de Mauricio de Sousa em produtos significa ganhar também o respeito de pais e mães preocupados em proporcionar o melhor em qualidade para seus filhos. Além do instantâneo reconhecimento e valorização do público, um produto licenciado pela MSP ainda se beneficia da constante aparição de seus personagens em gibis, revistas, TV, DVD, internet e, agora, redes sociais.

“Nossos personagens são nosso principal ativo, mas, além de estar nos gibis, responsáveis por 86% do mercado de quadrinhos infanto/juvenis no Brasil, a Turma da Mônica está em mais de 2.500 produtos. A MSP é a maior licenciadora de brinquedos no país. Produtos como a fralda Turma da Mônica, da Kimberly-Clark, e o Lámen da Turma da Mônica, da Nissin, são líderes absolutos em seus segmentos. Também estamos apostando forte na região Nordeste em parceria com empresas locais, com uma série de produtos alimentícios, como salgadinhos, feijão e milho de pipoca. A Turma da Mônica Jovem também abriu novas possibilidades de licenciamento, como esmaltes, cadernos e mochilas para o público pré-adolescente e adolescente”, conta a diretora comercial da empresa, Mônica Spada e Sousa, que inspirou a personagem mais famosa dos quadrinhos.

Já os canais da Turma da Mônica terão como público-alvo adultos que cresceram com a Turma e têm uma ligação sentimental com os personagens, trazendo à tona um acervo que até hoje estava guardado nos arquivos da MSP: tirinhas originais, anúncios que marcaram época, fotos e informações sobre produtos que fizeram parte da infância de várias gerações de brasileiros. Os canais também divulgarão imagens de protótipos que saíram das pranchetas da MSP, mas ainda não chegaram às prateleiras.

Hoje, as novidades da MSP são comunicadas pelas empresas parceiras ou pelo perfil do próprio Mauricio de Sousa no Twitter (@mauriciodesousa), um fenômeno, com mais de 185 mil seguidores.

“A Mauricio de Sousa Produções e a Turma da Mônica são muito queridas e já foram Trending Topics várias vezes. Faltava termos canais de comunicação oficiais, para centralizar as informações e para que nossos fãs tenham a segurança de receber informações verdadeiras e precisas”, diz Marcos Saraiva, gerente do departamento digital da MSP. A MSP também prepara a estreia de um novo site.

Nos canais da MSP, a hashtag #vcsabiaMSP vai organizar informações e curiosidades sobre a empresa. Já nas redes sociais da Turma da Mônica, a hashtag central será #parasempreTurmadaMonica, trabalhando a relação emocional com a marca. A MSP responderá a dúvidas sobre produtos pela hashtag #prateleiraTM. Os canais já estreiam usando a nova timeline do Facebook. A imagem principal será alterada periodicamente, de acordo com datas marcantes, nos moldes dos doodles do Google.

Na véspera do lançamento (29/03) o perfil de @mauriciodesousa postou uma tirinha teaser com os personagens pedindo para ingressar nas redes.

Números virais
- Com aproximadamente 2.500 itens no mercado e mais de 100 empresas licenciadas, a MSP foi responsável por altas de 30% nas vendas de produtos que levam o nome dos personagens da Turma da Mônica.

- A MSP tem o quarto maior estúdio do mundo, com mais de 100 artistas, que mensalmente produzem cerca de 1.000 páginas de quadrinhos. São mais de 1 bilhão de revistas vendidas até hoje, tiragem média de 2 milhões de exemplares por mês e mais de 170 títulos de livros, que, juntos, somam tiragem superior a 1 milhão de exemplares.

- Só as quatro primeiras edições da Turma da Mônica Jovem venderam juntas mais de 1,5 milhão de exemplares, tornando-se o maior sucesso dos quadrinhos os últimos 30 anos. Aqui no Brasil, a Mauricio de Sousa Produções responde por 86% das vendas do mercado de quadrinhos infanto/juvenis.

No comments: