25.5.12

Billboard Brasil une cor e som na campanha de 2012 criada pela AlmapBBDO



A campanha de 2012 da Billboard Brasil, revista que é autoridade em música, já está em suas páginas e chegou ao Facebook com o aplicativo Billboard Splashes. Como aconteceu com as campanhas de 2010 e de 2011, este ano ela não apenas divulga a publicação, mas permite que os leitores interajam com ela em troca de mais informações sobre o assunto que a revista domina.

Na mídia impressa, a campanha possui 5 anúncios: Beyoncé, Bob Marley, Elvis Presley, Nirvana e Black Sabbath. Eles fazem a analogia entre a revista, que é impressa com tintas, e a música: o impacto das ondas sonoras que saem de caixas de som formam imagens coloridas de intérpretes famosos da música pop e as pessoas e objetos que pertencem ao universo de cada um. Sob elas, um dos hits mais famosos destes cantores. No anúncio da banda Nirvana, por exemplo, a imagem multicolorida de Kurt Cobain está cercada pela de sua mulher Courtney Love, os componentes da banda e diversos ícones que fazem referência ao grupo, como a camisa quadriculada do movimento grunge, por exemplo, e a carteira de escola, já que o grupo se formou no colégio. A música citada é “Smells like a teen spirit”.


O aplicativo Billboard Splashes está sendo compartilhado no Facebook (no link https://apps.facebook.com/billboardsplashes/ ). Suas imagens são iguais às dos anúncios impressos, mas, por ser interativo, permite ao usuário da Internet testar seus conhecimentos musicais. Para participar, ao levar o curso para cada grupo exibido, a pessoa verá que detalhes da imagem são marcados. Ao clicar sobre as marcas, ele deverá dizer o que aquele detalhe significa e enviar. A imagem aparecerá na sua página do FB com a resposta enviada e todos os amigos que compartilham a página também a verão. Na imagem de Elvis Presley, por exemplo, um dos detalhes marcados é a farda do exército, que ele serviu. E a música é a famosa “Suspicious Mind”.

A revista Billboard Brasil lança uma grande campanha integrada por ano. A primeira criada pela AlmapBBDO destacou-se por seus anúncios, com os rostos de cantores famosos formados por retículas coloridas. Cada cor correspondia a uma pessoa que fazia parte da formação musical do cantor retratado. Esta campanha impressa conquistou o Grand Prix de Press no Festival de Cannes 2010. No ano seguinte, a campanha explorou a tipologia: cada intérprete tinha um alfabeto e cada letra era composta pelas imagens de pessoas ou ícones de sua história. Esta campanha tinha também um glossário na Internet, onde as pessoas descobriam o significado de cada letra. Em 2011, ela conquistou Leão de Ouro em Press.


 Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Billboard Brasil Título: Black Sabbath, Beyoncé, Bob Marley, Elvis Presley, Nirvana Produto: Billboard Brasil Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches Diretor de Criação: André Kassu, Marcos Medeiros Diretor de Arte: Marcos Medeiros Redator: André Kassu Ilustração: Gelmi Art Buyer: Teresa Setti, Paula Feijó Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra Atendimento:Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi Mídia: Paulo Camossa Jr. Aprovação: Antonio Camarotti 

Ficha Técnica – Aplicativo Facebook 
Anunciante: Billboard Brasil Título: Black Sabbath, Beyoncé, Bob Marley, Elvis Presley, Nirvana Produto: Billboard Brasil Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches Diretor de Criação: André Kassu, Marcos Medeiros Diretor de Arte: Marcos Medeiros Redator: André Kassu Diretor de Produção Digital: Fernando Boniotti Creative Technologist: Thalles Freitas Ilustração: Gelmi Art Buyer: Teresa Setti, Paula Feijó Atendimento:Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi Mídia: Paulo Camossa Jr. Aprovação: Antonio Camarotti

No comments: