14.8.12

Abertura da Bienal Tipografia

A Bienal Tipos Latinos 2012, quinta edição da mostra que reúne o melhor da produção de design de fontes digitais do México a Patagônia aportará em São Paulo, única cidade brasileira que já recebeu todas as edições do evento, realizado desde 2004. A edição paulistana é uma co-realização do Comitê Tipos Latinos Brasil e do SENAC São Paulo, com montagem e produção assinadas pela Boldº_a design company. A abertura da exposição será no dia 14 de agosto, às 19h, e a Bienal ficará na cidade até o dia 14 de setembro, devendo itinerar depois por Porto Alegre, Belém e Brasília, além de cidades da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Este ano foram inscritos 376 projetos. Um júri composto por typedesigners da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela se reuniram no mês de março em Caracas e selecionaram 76. Dentre eles, 9 são de brasileiros. "Esta foi a seleção mais rígida de todas as edições da Bienal Tipos Latinos", comentou o jurado brasileiro e coordenador técnico do Comitê Tipos Latinos Brasil, o designer Fabio Lopez.

Vale ressaltar que o Brasil é o único país a marcar presença em todas as 6 categorias da Bienal Tipos Latinos 2012, com ênfase nas categorias apontadas pelos especialistas como as mais sofisticadas: Texto – com dois projetos – e Família – com três projetos. "Este resultado reflete não apenas a versatilidade, como também um amadurecimento dos nossos typedesigners" diz o coordenador executivo do Comitê Tipos Latinos Brasil, o designer Bruno Porto.

Os projetos selecionados são de autoria de designers oriundos dos quatro cantos do nosso país – Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ou até mesmo, “do mundo”, já que alguns designers estão radicados no exterior. É o caso do paulista Fernando Mello, que mora em Londres; do carioca Thales Aquino, que vive na Cidade do México; e do pernambucano Deiverson Ribeiro, que desenvolveu a fonte de texto Bueh em conjunto com o argentino Alfonso Garcia, em Buenos Aires.

 Uma novidade desta edição é o crescimento da única categoria aberta para participação de designers de todas as nacionalidades: a categoria Design com Fontes Latino-Americanos. Projetos editoriais, logotipos, cartazes, peças publicitárias e promocionais que usam estas fontes foram enviados, não apenas de países da América Latina, mas também Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca e República Tcheca. E o nível destes trabalhos esteve tão alto que os jurados concordaram em ampliar a categoria de 10 para 14 projetos selecionados, pois acreditam ser uma vitrine para os "tipos latinos" fora do continente. Entre os selecionados está a nova identidade da marca esportiva Penalty, de autoria da agência Oz Design, que utiliza a fonte Ginga, projeto do typedesigner paulistano Luciano Cardinali.

A Bienal Tipos Latinos contará também com atividades paralelas – como palestras, workshops e exposições complementares ao tema – envolvendo conhecidos profissionais do design gráfico de todo o país. "Mais do que uma mostra seletiva de fontes digitais, a Tipos Latinos é um projeto de integração cultural e de fortalecimento profissional. Para nós, brasileiros, é também uma maneira de ampliar um intercâmbio que já é realidade entre nossos vizinhos há muito tempo, mas que ainda faz muita falta em diversos setores da nossa economia criativa", defende Fabio Lopez. Acompanhe a programação da Bienal Tipos Latinos 2012 no Brasil, em Português e Inglês, em http://www.tiposlatinos.com/2012/sede.php?id=45

No comments: