18.8.12

MuBE expõe 50 poltronas EGG, de Arne Jacobsen


Cinquenta exemplares da icônica poltrona EGG™ de Arne Jacobsen customizadas pelo renomado artista dinamarquês Tal R vão fazer um tour pela primeira vez na América Latina para exposição no MuBE de 31 agosto a 23 de setembro.

O colorido patchwork criado por Tal R faz uma homenagem aos 50 anos das poltronas EGG. Neste trabalho o artista fez uma combinação de materiais coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova Iorque, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.

“O objetivo era fazer uma poltrona que contasse múltiplas histórias. Os pedaços de tecido tinham que ser cheios de vida. Deveria parecer um pouco como feito em casa” explica Tal R.

No MuBE a montagem vai ganhar uma instalação moderna sob a marquise e será fechada com acrílico transparente.

Inspirado pela palavra “EGG” (ovo, em português), sua forma e referência à fertilidade combinados com a fascinação de Tal R pelo neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, a icônica poltrona foi completamente transformada. Tal R optou por dar nomes às 50 peças se inspirando nos escritos de Freud, uma vez que o ovo é também um símbolo das forças da reprodução e da habilidade de criar novas vidas. Martha (esposa de Freud), Irma (nome de um dos sonhos analisados de Freud) e Adler (amigo próximo, médico e psicólogo de Freud) são apenas alguns dos nomes escolhidos por Tal R para os móveis. Cada uma foi escrita por baixo e assinada pelo artista.

“Fritz Hansen queria marcar o 50º aniversário desse clássico design com algo especial. Nós gostaríamos de um approach respeitável e não convencional e Tal R alcançou. É a homenagem perfeita”, afirma Jacob Holm, CEO da Fritz Hansen.



Esta coleção única esteve rodando o mundo exposta em museus, galerias e lojas conceito na Europa, Ásia, Austrália e América, incluindo locais como 10 Corso Como, de Milão e Le Bon Marche, em Paris.

Sobre a Fritz Hansen S/A
Fundada em 1872, Fritz Hansen é uma das empresas criadoras e fabricantes de móveis premium líderes do mercado mundial. Fritz Hansen é reconhecida pela qualidade e coleção de ícones do design através de colaborações com alguns dos arquitetos e designers mais influentes mundo.

Alguns dos designs mais conhecidos da coleção da Fritz Hansen são as poltronas EGG™, Swan™ e Series 7™ criadas por Arne Jacobsen, a China Chair™ criada por Hans J Wegner e as camas PK22™ e PK80™, criadas por Poul Kjaerholm.

A tradição e reputação de colaborar com alguns dos mais finos designers do mundo é continuada até hoje por meio de parcerias com estrelas do design internacional como Todd Bracher, Jaime Hayón, Kasper Salto e Cecilie Manz. O nome da marca República de Fritz Hansen™ celebra este movimento pelo qual designers de diferentes localidades, mas com as mesmas atitudes com relação ao design, estão criando móveis em nome da Fritz Hansen.

Os produtos Fritz Hansen são escolhas naturais para mobiliar prédios criados por arquitetos renomados e proprietários de casas que queiram expressar sua individualidade.

Para mais informações, visite: www.fritzhansen.com

Sobre a Poltrona EGG™ 
A poltrona EGG foi criada em 1958 pelo lendário arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen. A poltrona EGG foi originalmente criada para o SAS Royal Hotel de Copenhague, um dos projetos arquitetônicos mais importantes de Jacobsen.

Sobre Tal R 
Tal R é dinamarquês, se graduou pela Royal Danish Academy of Arts e é professor na Dusseldorf Academy of Arts. Tal R já montou diversas exposições individuais em Nova Iorque, Dublin, Berlin e Londres. Seus trabalhos são apreciados pela família real dinamarquesa que convocaram o artista para decorar sua casa de inverno, o palácio Amalienborg, na Dinamarca.

Sobre o MuBE 
O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras, recitais de piano, cinema e teatro. São realizadas, em média, 25 exposições por ano, com mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais, e espaço para novos talentos.

O museu recebe, aproximadamente, 150 mil visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.

O MuBE conta com apoio institucional de 3M, Stella Artois, Kettel One e BMW, viabilizado via ProAC / Governo do Estado de São Paulo.

EGG CHAIR E TAL R
Vernissage, Dia 30 de agosto, 19h. Ao público de 31 agosto a 23 de setembro.
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Acessibilidade para portadores de deficiência física.

No comments: