13.11.07

R Design invade o Centro Universitário Belas Artes



O R Design – Encontro Regional de Estudantes de Design – já percorreu 11 estados desde 2002 e é a versão regional do N Design – Encontro Nacional de Estudantes de Design. A bola da vez é a cidade de São Paulo. A expressividade, intensidade e multiplicidade da capital atraíram o evento sob a proposta de gerar questionamentos, encontros e misturas de idéias.

Nos dias 15 a 18 de novembro, o R Design invade o Centro Universitário Belas Artes e propaga o tema “arleQuinal – Tramando Novas Idéias”. O encontro vem reforçar o entendimento do design como processo transdisciplinar, traduzindo em quatro dias, de intensas atividades, a compreensão do papel do designer como agente social.

O evento pretende reunir mais de 600 estudantes para debates, mesas redondas, trocas de experiências, laboratórios, vivências, Seminários de Produção Aplicada e Teórica (Seps), efervecência cultural, canteiro de obras e bazar, que inclui ainda no fim do dia design de boteco, festas e pizzadas.

O início do processo é entendido como “Sentir”, ou seja, retomar o prazer de fazer design diante do confronto imposto pelas pressõesmercadológicas. Com essa mentalidade, torna-se possível “Refletir” de maneira mais aberta, trocando idéias de forma que possa gerar um debate construtivo. Com novas idéias adquiridas, o próximo passo é “Construir” coletivamente, tanto bens materiais quanto imateriais. E por fim, ao “Intervir” na sociedade, o designer chega ao fim do processo, estando capacitado a reiniciá-lo com uma carga de conhecimento aumentada.

O objetivo é provocar para gerar reflexões e construções coletivas de intervenções sociais. Mostrar que o designer não só pode, mas tem a obrigação de perceber-se imerso na sociedade e cumprir seu papel como agente social.

Grandes profissionais do Design Nacional estarão presentes, como Adélia Borges, Carla Tennenbaum, Claudia Marinho, Flávio "Barão" di Sarno, Ivo Pons, Mauro Alex Rego, Alexandre Wollner, Dijon Moraes, Fernando Galdino Pedron, Luís Cláudio Portugal do Nascimento, Rafael Cardoso, Auresnede Pires Stephan, Christian Ullman, Renato de Almeida Prado, Guilherme Sebastiany e Carlos Tadeu Siepierski.

Novas idéias são necessárias e um processo precisa ter um começo.

Quando: 15 a 18 de novembro
Onde: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Unidade 3
Rua José Antônio Coelho, 879
Vila MarianaSão Paulo - SP
Próximo ao metrô Paraíso e Ana Rosa


Fonte: ZUPI

No comments: