12.12.07

Curso de design da ESPM forma a primeira turma e apresenta projetos

A ESPM São Paulo concluirá mais uma etapa em seu trajeto de excelência acadêmica ao formar, este mês, os primeiros alunos do Bacharelado em Design.

O curso, o primeiro do Brasil a contemplar a integração estratégica com a área de Marketing, teve início em 2004 propondo-se a ensinar Design Visual, abarcando o estudo dos meios impressos e digital, uma opção mais ampla na formação do estudante e mais conectada com o panorama contemporâneo.

Os primeiros projetos de conclusão de curso – os PGDs – serão apresentados entre os dias 10 e 12 de dezembro a partir das 19h30 no campus Francisco Gracioso.

Os trabalhos são estudos propositivos para empresas, onde se identificou a necessidade de uma abordagem mais aprofundada sobre design. Os alunos desenvolveram elaboradas pesquisas temáticas, estudo do segmento com o suporte metodológico, a conceituação e a busca das melhores linguagens e tecnologia para o desenvolvimento do design, em uma das áreas definidas pelo programa. Os alunos são orientados por professores-designers e seus trabalhos são submetidos à qualificação e à banca final de apresentação.

Abaixo segue a relação dos projetos:

1. Empresa colaboradora- Lecare
Tema: Design e Artesanato- da matéria prima à comunicação visual

A empresa trabalha com comercialização de artesanato e práticas de fair trade. Os estudantes desenvolveram um projeto completo de identidade visual, incluindo mídia digital.

2. Empresa colaboradora- Cotton Project
Tema: design para o lançamento de marca surfwear

A empresa, nova no mercado, decidiu investir na inovação de seus produtos por meio de um design diferenciado. Os estudantes propõem um novo design para a identidade da empresa como também para alguns de seus produtos.

3. Empresa colaboradora- Empório Moema
Tema: uma proposta de design sustentável

Os estudantes, que pretendem montar um escritório assim que se formarem, estudaram as possibilidades de trazer pilares da sustentabilidade e incorporá-los ao design. Para isso, propõem uma metodologia e desenvolvem o projeto-piloto para o Empório Moema- em redesenho de marca com desenvolvimento de embalagens que buscou adequação de materiais e custo.

4. Empresa colaboradora- Andrea by nexx
Tema: nova proposta de identidade visual para empresa do segmento joalheiro.

O projeto identificou um material de comunicação visual não compatível com o público alvo e a sofisticação do negócio, propondo um novo design para as peças de comunicação.

5. Empresa colaboradora- Doutores da Alegria
Tema: design tipográfico como recurso auxiliar na divulgação e fixação da marca.

O projeto traz o estudo de um novo alfabeto, e uma fonte gerada, a qual poderá ser usada pelos doutores da alegria em seus materiais de comunicação, como também propõe alguns pequenos jogos que podem ser explorados como recurso lúdico no tratamento das crianças.

6. Empresa colaboradora- Cosacnaify
Tema: design editorial e diversificação de produto cultural.

O projeto propõe –se a estudar detidamente a editora cosacnaify, elaborar o planejamento estratégico que contempla, na visão dos estudantes, um novo produto: uma revista cultural, com design diferenciado, arrojado e experimental, atributos da editora que vem apostando no design tanto quanto à forma quanto em conteúdo.

Fonte: ESPM

No comments: