12.12.07

Exposição Customilk



Transformar lixo em obras de arte e expor em uma galeria! Esta é a idéia da inusitada Exposição Customilk que será inaugurada no dia 12 de dezembro, ás 19H, na Galeria Mundo Arte Global em Porto Alegre. Explorando o contexto da TOY ART – que no Brasil é eminentemente artesanal - mais de 120 nomes conhecidos das artes plásticas, música, publicidade, moda e entretenimento do Brasil e exterior foram convidados para transformar embalagens de leite em divertidos TOY´s.

A idéia, que mistura POP ART com TOY ART, vai transformar a galeria Mundo Arte Global em uma espécie de supermercado divertido onde as obras serão expostas em displays diferenciados.Para abrigar a exposição na galeria, prateleiras foram especialmente construídas com placas recicladas de embalagens longa vida da Tetra Pak, instaladas em um cenário que faz alusão a uma espécie de fazendola moderna.

Criatividade, talento e principalmente educação ambiental servem de ponto de partida para o Projeto Customilk que tem o patrocínio da Tetra Pak e é apoiado pela Escola de Design da Unisinos, sediada em Porto Alegre. A criação do evento é da Extra Studio de Criação e a Produção Executiva é de Mauren Motta.

Entre os criadores estão os artistas Carol W, Diego Medina, Trampo, Cusco, Nina Moraes, do RS, Bonga Tinta Loka e Dingos de SP , Cook Crew da Bahia, Horrate do Chile, os músicos Tonho Croco, Pancho, Malásia, Sugus, os fotografos Raul Krebs, Jean Schwarz, as agências Escala, E21, as revistas Noise, Solto etc, a Loja Pó de Estrela, Tatiana Sperahck entre tantos outros.

Além da exposição na Galeria no mês de dezembro, vão acontecer exposições itinerantes pelo litoral gaúcho no verão e workshops de reciclagem de embalagens longa vida que serão ministradas na Escola de Design da Unisinos em Março pelos artistas do Extra Studio. Depois disso, em 2008, a exposição viaja por cinco capitais brasileiras. Acesse: Mundo Arte Global

O que: Exposição Customilk
Quando: Dia 12 de dezembro ás 19h
Onde: Galeria Mundo Arte Global – Av Protásio Alves, 2876 – 51.30246130

Quanto a TOY ART
Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e que já é comercializado em várias lojas no mundo. Os brinquedos geralmente são produzidos em séries e criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Alguns, porém, se dedicam a customizar um único personagem ou uma única série. A febre da Toy Art se alastrou e virou epidemia. Não são brinquedos de criança, mas sim de adultos modernos e antenados. Os bonecos de vinil, ou brinquedos de design, tornaram-se o centro de um movimento com cultura própria, rivais, heróis e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do grafite de renome mundial, como o norte-americano Brian Kaws, o chinês Michael Lau ou japonês Spanky. No Brasil ainda não existem Toys fabricados e a nossa produção é totalmente artesanal.

Sobre a Mundo Arte Global
O Mundo Arte Global é um espaço ímpar na cidade de Porto Alegre onde arte, moda e música se misturam. Durante o ano de 2007 foram realizadas mais de 15 exposições de artistas nacionais e internacionais, workshops e encontros de arte. Estas ações fomentaram a arte e a cultura em Porto Alegre. Focada em arte alternativa e expressão jovem, a Mundo Arte Global lança um olhar diferenciado sobre a arte de rua, as novas tecnologias e os jovens artistas contemporâneos. Espaço livre para expressão do novo, a galeria é incentivadora da utilização de materiais reciclados como suporte para a arte.

No comments: