26.3.08

Da Olivetti à Internet

O livro “Da Olivetti à Internet” será lançado no dia 27 de março, às 19h30, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. A obra foi produzida pela Editora Unisul e discute técnicas da notícia desde a época da máquina de datilografia até os dias de hoje com chegada do computador, apresentando várias reflexões sobre esta transação tecnológica nas redações.

A obra tem 156 páginas, reúne textos de 22 jornalistas, foi organizada pelo professor Laudelino José Sardá, e será levada a todos os cursos de comunicação e jornalismo do Estado.

Alguns textos refletem o pensamento bem humorado do autor, enquanto outros vêem a mudança com certo pessimismo em relação ao jornalismo atual, principalmente com o excesso e a velocidade da informação. Outros jornalistas também denunciam a superficialidade do trabalho jornalístico, que muitas vezes apenas registram as declarações dos entrevistados, sem questioná-las ou discuti-las atentamente. Os textos também contam várias histórias e experiências de repórteres e fotógrafos que nos últimos trinta anos trabalharam em jornais e revistas de Santa Catarina, e também como correspondentes da mídia de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Assim, os 22 depoimentos destacam tanto a implantação das primeiras reformas gráficas modernas nos principais jornais do País, como também as diversas técnicas de produção de reportagens e entrevistas. Além disso, os relatos comparam o cotidiano das redações repletas de máquinas de escrever, na década de 70, época dos regimes militares e da censura, com a realidade de hoje, quando imperam o computador, a internet, o trabalho individual e o silêncio.

Participam do livro Da Olivetti à Internet os jornalistas Acari Amorim, Adelor Lessa, Aldo Grangeiro, Apolinário Ternes, Celso Vicenzi, Elaine Borges, Elisabeth Karam, Gervásio Luz, Ildo Silva, Laudelino José Sardá (organizador da antologia), Laudelino Santos Neto, Lourenço Cazarré, Luciano Bitencourt, Marcos Bedin, Mário Medaglia, Mauro Meurer, Orestes Araújo, Orlando Tambosi, Raimundo C. Caruso, Raul Caldas Filho, Salim Miguel e Sérgio Lopes.

Fonte: Aconteceu Aqui

No comments: