4.6.08

ESPM intensifica sua presença em Cannes



O reconhecimento da ESPM na formação de profissionais para a melhor criação publicitária é um dos principais atributos que a aproximam do Festival de Cannes. Prova disso é a crescente participação da Escola, a cada ano, em várias atividades durante o Festival.

A organização do evento, este ano, criou um espaço novo, onde apenas sete escolas do mundo irão expor trabalhos de seus alunos. A ESPM é a única instituição fora do mundo anglo-saxão que estará presente no Palais. Para selecionar as cinco peças criativas de propaganda e de design, a Escola realizou um processo de seleção envolvendo as três unidades - São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, por meio de um júri, formado pelos diretores dos cursos, chefes de departamento da área de criação e coordenadores das agências ESPM.

Na Roger Hatchuel Academy, evento que ocorre simultaneamente à realização do Festival, o aluno de comunicação do oitavo semestre, Fábio Leite Santoro, será o único representante brasileiro a integrar a academia formada por cerca de 50 estudantes de 30 países. Durante uma semana, os jovens participarão do programa intensivo com seminários, exibições dos melhores filmes e mostra de trabalhos sob o comando do lendário Michael Conrad. Nos últimos quatro anos, período em que o Brasil foi convidado a participar, o escolhido foi sempre um aluno da ESPM. Desta vez, Fábio foi selecionado por seu portfólio e ainda por ser o autor da melhor peça criativa que estará exposta no Painel da ESPM em Cannes.

A delegação dos Young Lions também é uma prova do desempenho da Escola na formação de profissionais para a indústria da comunicação. A delegação deste ano contará com 19 jovens selecionados. Deste total, seis são ex-alunos ESPM. Do short-list de 50 participantes, 12 estudaram na ESPM. O projeto Young Lions é organizado no Brasil, desde 1995 pelo Diretor de Marketing da escola, Emmanuel Publio Dias, que também estará presente.

Para a estréia da categoria Design do Festival, a ESPM enviará sua diretora nacional de graduação em Design, a professora Ana Lúcia G. Ribeiro Lupinacci para participar como delegada em Cannes. Sua principal missão, além de verificar de perto a constante atualização do curso de graduação em design visual, é estabelecer novos contatos internacionais com o mercado e academia.

Na programação dos workshops, que acontecerá simultaneamente ao Festival, a ex-aluna de graduação e de mestrado, e nova professora da graduação, Marina Pechlivanis (sócia da empresa Umbigo do Mundo) apresentará os resultados de sua recente pesquisa, apoiando o surgimento do conceito de “gifting”, a ser lançado formalmente no workshop da AMPRO(Associação de Marketing Promocional)

Para Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso de comunicação da ESPM, esta participação reforça o posicionamento da Escola como a melhor, também na criação. “Além da excelência em sua formação em marketing e nas áreas de planejamento e gestão de comunicação, a ESPM vem promovendo um trabalho interno bastante acentuado para a proposição de novas linguagens de criação de comunicação, o que se reflete pela presença de nossos alunos e ex-alunos no Festival, que já ganharam dezenas de Leões” , explica.

No comments: