5.11.08

São Paulo No Logo



Até o início de 2007 a cidade de São Paulo tinha mais de 15 mil outdoors, a maioria ilegais. Nas vias expressas eles apareciam dos dois lados, formando uma espécie de corredor polonês publicitário. No dia 31 de março, prazo final da Lei Cidade Limpa, tudo mudou. Toneladas de estruturas metálicas foram parcialmente desmontadas, milhares de outdoors apagados e incontáveis letreiros arrancados. De uma hora para outra a cidade silenciou. As paredes pararam de gritar e o céu azul surgiu por trás das placas.

O fotógrafo e artista plástico Tony de Marco registrou esse momento histórico e rapidamente suas fotos ganharam o mundo. A partir de um post do BoingBoing (blog recordista em audiência) as imagens da cidade nua se espalharam pela blogosfera em idiomas como o japonês, dinamarquês, húngaro e até o macedônico.

Durante meses suas fotos foram capa de revistas, jornais e calendários em todo o planeta. Apareceram em documentários e vinhetas da MTV. Em 2008 foram expostas no Design Museum de Londres e no museu Casino Luxembourg - Forum d'art contemporain.

O ensaio “São Paulo No Logo” procura captar a beleza de uma cidade que ainda se acha feia.

Para mostrar ao mundo que uma mudança tão importante e ordeira pode vir de uma caótica megalópole brasileira.

A primeira exposição das fotos no Brasil, justamente em São Paulo, marca o início de um novo ciclo, onde as imagens ganham significado próprio e as composições podem ser apreciadas por sua beleza intrínseca.

Fonte: Livraria POP

No comments: