22.4.09

Cultura revitaliza sua marca



Mais leve e elegante. Assim está a logomarca CULTURA depois de passar por um processo de modernização. Principal peça do novo manual de identidade da Fundação Padre Anchieta, o desenho atual da logomarca levou em conta a imagem construída nestes 40 anos, que aponta para conteúdo de qualidade e auxílio na formação ética, crítica e social da população.

O artista gráfico Vinícius Costa, diretor de arte da Cultura Feita em Casa, agência interna da Fundação Padre Anchieta, foi o responsável pela releitura da marca criada por João Carlos Cauduro. O criador foi consultado em cada etapa do trabalho, que deu outro tom de verde e proporções exatas. A nova fonte é da família Myriad, criada pela Adobe Syste­ms por volta de 1998 e que passa contemporaneidade. Por isso ela foi usada nos logos de empresas modernas, inovadoras e tecnológicas como Apple e Itaú.

Dentro da estrutura organizacional, a Fundação é tida como a marca mãe, mas a logomarca CULTURA dá à FPA e às demais plataformas um ates­tado de qualidade, assumindo uma função corporativa, como car­ro chefe da identidade visual da instituição. “A marca carecia de uma identidade sólida na mídia impressa e, principalmente, na comunicação com seu público interno", diz Vinícius Costa.

A primeira identidade da emissora foi criada em 1968, resultado de concurso, vencido pela empresa Cauduro Martino com um signo formado por elementos que lembram uma figura humana de braços abertos e cabeça quadrada.

Manual de Identidade
Para preservar a identidade da marca e utilização adequada, Vinícius contou com a colaboração de outras áreas da Fundação, em especial, de profissionais da cenografia e marketing. O novo manual de identidade visual especifica conceitos, parâmetros, associações, amostras de cores, modelos e layouts que servem para orientar o desenvolvimento e produção de todo material gráfico (físico ou em software) que veicule a imagem da empresa.

Segundo Vinícius, o manual também busca conscientizar o público interno e externo sobre o valor que a logomarca carrega em seu histórico, ou seja, a de pertencer a uma empresa ética, responsável, que tem por missão formar e informar o cidadão. A estruturação do manual está disponível em http://culturafeitaemcasa.blogspot.com.

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