Mais leve e elegante. Assim está a logomarca CULTURA depois de passar por um processo de modernização. Principal peça do novo manual de identidade da Fundação Padre Anchieta, o desenho atual da logomarca levou em conta a imagem construída nestes 40 anos, que aponta para conteúdo de qualidade e auxílio na formação ética, crítica e social da população.
O artista gráfico Vinícius Costa, diretor de arte da Cultura Feita em Casa, agência interna da Fundação Padre Anchieta, foi o responsável pela releitura da marca criada por João Carlos Cauduro. O criador foi consultado em cada etapa do trabalho, que deu outro tom de verde e proporções exatas. A nova fonte é da família Myriad, criada pela Adobe Systems por volta de 1998 e que passa contemporaneidade. Por isso ela foi usada nos logos de empresas modernas, inovadoras e tecnológicas como Apple e Itaú.
Dentro da estrutura organizacional, a Fundação é tida como a marca mãe, mas a logomarca CULTURA dá à FPA e às demais plataformas um atestado de qualidade, assumindo uma função corporativa, como carro chefe da identidade visual da instituição. “A marca carecia de uma identidade sólida na mídia impressa e, principalmente, na comunicação com seu público interno", diz Vinícius Costa.
A primeira identidade da emissora foi criada em 1968, resultado de concurso, vencido pela empresa Cauduro Martino com um signo formado por elementos que lembram uma figura humana de braços abertos e cabeça quadrada.
Manual de Identidade
Para preservar a identidade da marca e utilização adequada, Vinícius contou com a colaboração de outras áreas da Fundação, em especial, de profissionais da cenografia e marketing. O novo manual de identidade visual especifica conceitos, parâmetros, associações, amostras de cores, modelos e layouts que servem para orientar o desenvolvimento e produção de todo material gráfico (físico ou em software) que veicule a imagem da empresa.
Segundo Vinícius, o manual também busca conscientizar o público interno e externo sobre o valor que a logomarca carrega em seu histórico, ou seja, a de pertencer a uma empresa ética, responsável, que tem por missão formar e informar o cidadão. A estruturação do manual está disponível em http://culturafeitaemcasa.blogspot.com.
22.4.09
Cultura revitaliza sua marca
Postado por Paulo R. Lisboa às 1:41 PM
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