30.4.09

Exposição New York Hotel Story



Na Sé, fotografia da canadense Nathalie Daoust conta história de hotel que virou mito em Nova Iorque

O Hotel Carlton Arms é uma instituição cultural conhecida internacionalmente por seus quartos artísticos temáticos. Imagens desta lenda nova-iorquina estão na exposição documental “A New York Hotel Story”, da fotógrafa canadense Nathalie Daoust, que a CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá, de 09 de maio a 21 de junho. A entrada é franca.

A mostra, com curadoria de João Kulcsár, tem apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e é composta por 17 fotografias coloridas. As imagens já foram exibidas em cidades como Berlin, Barcelona, Paris, Bruges (Bélgica), Basel (Suíça), Santiago (Chile) e na própria Nova Iorque, entre outras. A história do hotel foi publicada em livro e é um trabalho intenso e original, exibido e reconhecido em mais de 12 países. Agora, será a vez do público de São Paulo de “conviver” com o local e seus personagens estranhos, porém, deliciosos.



A relação de Daoust com o Carlton Arms teve início em 1997, quando a fotógrafa foi convidada para criar um quarto temático no local. Mesmo após ter concluído o trabalho, Nathalie permaneceu ali por uns dois anos, movendo-se de quarto para quarto, imergindo completamente no tema de cada um, explorando o universo de cada artista que os criou e comunicando então seus sentimentos com a fotografia.

A leveza e o intimismo, misturados a uma forte dose de non-sense e revelados no instigante trabalho fotográfico Hotel Story, dão a sensação de um instante ocorrido em algum ambiente de teatro, compara o curador João Kulcsár. “Não no decorrer de alguma das suas cenas de apresentação no palco e sim em um daqueles momentos de descontração, de descanso entre um ato e outro nos bastidores.”

Kulcsár ressalta que suas fotografias, de uma forma ou de outra, evidenciam mais o aspecto do sentir, do que o de ser. Ou seja, em algumas imagens ela retrata mais o estado de espírito, o humor de uma modelo ou atriz e não o que ela é ou representa. Noutras, realiza fotografias nas quais se que se vislumbra apenas uma quieta atmosfera de um quarto sem pessoas, em que fica em destaque somente o aspecto sentimental de um ambiente vazio. “Decididamente, suas imagens assemelham-se mais a retratos do íntimo, como se fossem imagens de um pensamento passageiro, ou de um desejo, ou de uma tristeza, de uma alegria, enfim, a plasticidade de um momento íntimo, sentimental”, completa.

A exposição “A New York Hotel Story” ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) de 09 de maio a 21 de junho. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo público através do telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Para saber mais sobre a fotógrafa Nathalie Daoust, visite os sites www.daoustnathalie.com e www.newyorkhotelstory.com.

No comments: