30.4.09

Instituto Carrefour promove curso de História da Arte

O Instituto Carrefour promove, entre os dias 4 de maio e 22 de junho o curso Do Realismo ao Surrealismo: a arte francesa moderna, que compõe um panorama da pintura francesa do século XIX até o começo do XX. Configurado em oito aulas, o curso, que será ministrado pelo Curador-Adjunto do MASP, Denis Molino, faz parte da programação do Carrefour para o Ano da França no Brasil.

No curso será discutido um leque amplo de temas. A tradição pictórica da Escola de Belas Artes até Ingres e o romantismo de Delacroix são o assunto da primeira aula; já a segunda, trata das transformações técnicas e das questões políticas do Realismo que proliferam em muita pintura posterior; a variedade de estilos e de procedimentos impressionistas compõe o tema da terceira aula; o Simbolismo, como recusa tanto do Impressionismo quanto da arte oficial acadêmica, fecha o primeiro mês de curso.

O mês de junho começa tratando de artistas impressionistas, com suas pesquisas voltadas para a cor simbólica e emocional como Van Gogh, interessadas na fusão da arte com a ciência como Seurat e Signac, e ainda dirigidas para o submundo parisiense como Toulouse-Lautrec.

As três aulas finais abordam movimentos da Vanguarda artística do século XX. Discute-se a obra cubista de Picasso e Braque que, fundindo Cézanne e escultura africana, revigora a arte européia; estuda-se ainda Matisse e os chamados “Fauves”, pois, em oposição à frieza analítica do Cubismo, propõem a autonomia da cor. O curso termina com o Surrealismo, possivelmente o último momento de euforia e delírio coletivo da modernidade em que participam elementos diversos como a psicanálise de Freud, a teoria de Marx, a poesia de Rimbaud e de Lautréamont.

PROGRAMA:
4 de maio: Duas balizas da arte francesa moderna: Delacroix e Ingres.
1. Referências em Rafael e Rubens; 2. Delacroix: gesto, cor e história; 3. Ingres: a escola da linha e a tradição pictórica construtiva de David.

11 de maio: Realismo: ruptura e pastiche.
1. Courbet: euforia e arte engajada; 2. Daumier: temática social; 3. A “Olympia” de Manet: sátira e atualização de Vênus.

18 de maio: Impressionismo: estilo e técnica.
1. Monet como mestre do Impressionismo. 2. Investigação da luz e da diluição da forma; 3. O decorativismo de Renoir. 4. Cézanne: a ossatura da pintura.

25 de maio: Simbolismo e arte sugestiva.
1. Seres fantásticos de Odilon Redon; 2. A revivescência da pintura mitológica em Gustave Moreau; 3. O grupo dos Nabis: Denis, Bonnard, etc.

1o de junho: Pós-impressionismo de Van Gogh a Toulouse-Lautrec.
1. Van Gogh em Paris; 2. Van Gogh e Gauguin em Arles; 3. Toulouse-Lautrec: figuração dos Cabarés. 4. O pontilhismo de Signac.

8 de junho: De Picasso a Braque: o bricabraque cubista.
1. Máscara africana e Cézanne; 2. Perspectivação cubista; 3. Análise e síntese da forma.

15 de junho: Matisse e as feras da cor.
1. Corpo, cor, espaço na obra de Matisse; 2. Derain e Vlaminck: paisagem fauvista.

22 de junho: Surrealismo: o sonho como fundamento da arte.
1. Surrealismo e Revolução; 2. Breton e Max Ernst; 3. o Surrealismo europeu: Miro, De Chirico, Dali.

Agenda:
Curso: Do Realismo ao Surrealismo: a arte francesa moderna
Local: Instituto Carrefour – Rua Paul Valéry, 255 – 2º Portaria (Granja Julieta)
Horário: 19h às 21h
Reservas e Inscrições pelos telefones 5180-4622 / 5180-4625 ou pelo e-mail: comunicação@carrefour.com
Entrada franca. Vagas limitadas

Sobre o Carrefour
Há 34 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista do País. Hoje a rede conta com unidades em 17 Estados, atuando com diversos formatos de lojas e uma oferta de serviços que inclui postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. O grupo é líder de mercado no setor supermercadista, com 65 mil funcionários, sendo um dos maiores empregadores do mercado nacional. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 30 países.

No comments: