20.5.09

Em ação pioneira no Brasil, Mars inclui GDA nas embalagens de chocolate



Pela primeira vez no mercado brasileiro de chocolate, um fabricante colocará na parte frontal dos produtos suas informações calóricas (Kcal). A iniciativa, pioneira da Mars, é parte de uma ação de comunicação voltada à saúde e nutrição das pessoas. “Reflete nossa preocupação com o bem estar dos consumidores e reafirma nosso compromisso em Saúde e Nutrição”, destaca Filipe Ferreira, presidente Mars Chocolate América Latina. O primeiro produto, com a embalagem modificada, que chegará aos consumidores será o M&M’s Tubo em julho. Até o final do ano, todas as marcas de chocolate da Mars terão as devidas modificações.

Na Mars as informações nutricionais são chamadas de GDA - Guideline Daily Amounts. GDA é a referência nutricional da composição dos ingredientes dos produtos. Uma maneira de comunicar o consumo médio de calorias, gorduras, gorduras saturadas, sódio e açúcar existente nos chocolates. Em português, a sigla GDA é traduzida para VDR - Valor Diário de Referência. O GDA auxiliará os consumidores da Mars a comparar a quantidade oferecida de nutrientes na alimentação desejada com a quantidade recomendada para o consumo diário específico de cada um.

A diferença entre a colocação nutricional dos ingredientes dos chocolates da Mars para seus concorrentes, passa pelo fato dessas informações virem estampadas na parte frontal (Kcal) e posterior das embalagens (gorduras, sódio e açúcar), por meio de uma comunicação amigável, clara, de fácil entendimento.

É importante destacar que o GDA foi criado para proporcionar informação transparente aos consumidores e, a partir daí, cada um buscar a alimentação mais adequada para sua vida. O GDA não é uma maneira de dizer como as pessoas devem se alimentar. A meta da Mars é apoiar os seus consumidores a uma dieta balanceada. Com a iniciativa, a Mars é a primeira indústria de confeitos e alimentos a anunciar, globalmente, que usaria o GDA em todas as embalagens novas de seus produtos a partir do final do terceiro trimestre de 2009.

O GDA surgiu na Grã-Bretanha em 2006. Para desenvolvê-lo, a Mars conduziu pesquisas em conjunto com indústria alimentícia, governo, organizações de defesa do consumidor e nutricionistas. Com os resultados, o conceito foi incorporado às embalagens dos produtos da empresa. A Mars já implementou o GDA na Austrália Europa, México e mercado americano. O mercado brasileiro, na América Latina, é o segundo a receber o GDA. O primeiro foi o México.

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