15.9.09

Encontros com a Fotografia



Iniciativa inédita documenta, em dois livros e um DVD, processo de criação dos principais fotógrafos contemporâneos brasileiros

Conhecer em detalhes o processo de criação e os bastidores do trabalho dos principais fotógrafos brasileiros contemporâneos. Com esta intenção, surge o box de livros e DVD Encontros com a Fotografia (Editora Tempo D’Imagem), marcando os 10 anos da Fnac no Brasil. Quarenta entre os mais importantes fotógrafos brasileiros foram entrevistados nos seus locais de origem e de trabalho. Uma equipe de oito pessoas percorreu 40 mil quilômetros durante três meses. Cada um no seu tempo, na sua temática, mas em todos a vontade de usar a fotografia como forma de expressão autônoma.

Lucia Guanaes

Nas entrevistas – todas exclusivas - eles contam o que lhes chama a atenção, suas influências e de como se enveredaram na fotografia. Mostram os lugares que elegeram para ser fontes das suas imagens. Narrando cidades, mostrando o homem do sertão brasileiro, as influências dos imigrantes, a beleza da sua natureza, a vida das periferias, a cultura que permeia este país. Numa destas entrevistas, por exemplo, Sebastião Salgado, recebeu a equipe em sua agência, em Paris, para falar de seus projetos recentes, relembrar seu inicio na fotografia e sobre a exposição Outras Américas que inaugurou a primeira loja da Fnac no Brasil, em 1º junho de 1999.

Eustaquio Neves por Manu Costa

Um trabalho inédito, apresentado em um livro especial composto por dois volumes: um com entrevistas e outro com as obras destes fotógrafos que fazem parte da Coleção Fnac de Fotografia. Além disso, foi produzido um documentário em DVD, com surpreendentes imagens dos ambientes de trabalho de cada um desses fotógrafos, bem como outros ângulos de suas entrevistas, que trazem excelentes informações não evidenciadas no texto escrito. Este DVD acompanha o conjunto dos dois livros, em um box especial.

O lançamento acontecerá no dia 22 de setembro de 2009, com muitos dos fotógrafos presentes em um grande evento na Fnac Pinheiros, em São Paulo, quando deverá ser inaugurada também uma exposição com todas as imagens da Coleção Fnac de Fotografia. O box estará à venda em todas as lojas Fnac, inclusive pelo www.fnac.com.br, com entrega para todo o Brasil, pelo preço especial de R$ 99,00. Haverá pré-venda somente na loja Fnac Pinheiros, em São Paulo, a partir do dia 15 de setembro.

Christian Cravo

Os quarenta fotógrafos participantes são: Alberto Bitar, André Cypriano, Araquém Alcântara, Carlos Moreira, Celso Oliveira, Christian Cravo, Cristiano Mascaro, David Helman, Dirceu Maués, Eustáquio Neves, Fernando Lemos, Gustavo Moura, Helcio Nagamine, João Urban, João Wainer, Kenji Ota, Leonardo Crescenti, Lucia Guanaes, Luise Weiss, Luiz Braga, Luiz Carlos Felizardo, Marcio Scavone, Marcos Piffer, Mario Cravo Neto, Maristela Colucci, Miguel Chikaoka, Milla Jung, Patrick Grosner, Paula Sampaio, Pedro Lobo, Pedro Vasquez, Salete Goldfinger, Sebastião Salgado, Sergio Sá Leitão, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Walter Carvalho, Walter Firmo, Xavier Roy e Zezão. A coordenação geral do projeto é de Soraya Lucato, gerente de ação cultural da Fnac Brasil, as entrevistas foram feitas pela jornalista Simonetta Persichetti, o DVD foi dirigido por Maurício Valim e a curadoria esteve a cargo de Rosely Nakagawa.

ENCONTROS COM A FOTOGRAFIA
Box com dois livros e um DVD (Editora Tempo D’Imagem)
Livro da Coleção Fnac de Fotografia - 96 páginas - ISBN 978-85-87314-24-6
Livro de Entrevistas - 180 páginas - ISBN 978-85-87314-25-3
DVD – duração de 54 min, com extras, making of, fotos da Coleção Fnac de Fotografia, slide show.

Preço de venda: R$ 99,00 - Pré-venda somente na Fnac Pinheiros (São Paulo) a partir de 15 de setembro.

Lançamento: terça-feira, 22 de setembro de 2009, às 19h, na Fnac Pinheiros (Av Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo)

Venda para todo o Brasil a partir do dia 22 de setembro pelo site www.fnac.com.br e em todas as lojas Fnac.

No comments: