15.9.09

REVOLTE: luxuoso, impertinente e ecológico!



Marca de audácia e de progresso, a Citroën dá provas mais uma vez de sua ousadia com o concept car REVOLTE, pequeno carro urbano, elegante e cheio de personalidade.


Compacto e dinâmico, o REVOLTE foge da visão tradicional atribuída aos carros pequenos. Ousado e chique, ele toma partido do luxo com um toque de impertinência, de tecnologia marcada pelo glamour e pelo dinamismo, cheio de vivacidade.


Cores iridescentes e glossy, têxteis sedosos e aveludados, materiais sutis e refinados, o Citroën REVOLTE mergulha logo seus passageiros em um universo feminino e cosmético… elegante e ousado!

Vivo e nervoso, o REVOLTE se liga com o futuro escolhendo como modo de propulsão um sistema híbrido recarregável. Utilizado em modo elétrico, essa tecnologia, que oferece muito boas prestações ecológicas, assegura também agilidade ao concept car.

Morosidade, conformismo e atonia estão fora do universo de referência do Citroën REVOLTE.


Reflexões
Em um olhar mais atento percebe-se que o Citroën REVOLTE participa das reflexões de seu tempo. A urbanização crescente, a mudança dos meios de comunicação, a multiplicação das soluções de mobilidade...

Reflexões que mostram que o território dos carros pequenos será, cada vez mais, necessário e amplamente valorizado.

O carro pequeno vê assim sua necessidade de desenvolvimento e evolução, antecipando os dias que ainda virão. Carro econômico, segundo carro, agente de interligação ou acessório de moda. O carro pequeno focaliza todas as atenções, vislumbra todas as audácias. Ele revela ser uma área de grande potencialidade dentro do universo automobilístico.

Faz muito tempo que a Citroën conquistou o universo dos veículos pequenos para torná-lo um campo privilegiado de expressão. A atualidade da Marca dirige, mais uma vez, os holofotes sobre veículos deste segmento com o lançamento dos novos C3 e DS3.


REVOLTE: suntuosamente transgressivo, evidentemente distintivo
Com suas linhas enérgicas e apoiado em suas dimensões muito reduzidas, o Citroën REVOLTE poderia limitar-se a encarnar um pequeno veículo urbano tradicional. Mas o conceito REVOLTE justifica seu nome, indo mais longe. O concept car propõe uma abordagem muito contemporânea, propondo um veículo topo de linha. Coerente, assume o papel daqueles que sabem transgredir os códigos estabelecidos, usando uma abordagem diferenciada do luxo e dos elementos usuais do mundo automobilístico.

Bem mais do que um veículo funcional de pequeno tamanho, o REVOLTE privilegia a vivacidade e o nervosismo. Com suas dimensões (3,68 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,35 m de altura) e com sua imagem que foge aos códigos austeros e estritos do luxo tradicional, orna-se de um roxo intenso e luminoso. Transgressor?

Baixo, bem apoiado em suas quatro rodas, o concept car parece decidido a livrar-se de todas as condições impostas pelo trânsito das grandes cidades. Impressão confirmada pelas proporções de sua silhueta.

Com um perfil marcado por pára-lamas que formam um conjunto único, um capô com linha abaulada e uma lateral esculpida para acompanhar o arredondado do teto, o Citroën REVOLTE desvenda os contornos de uma musculatura poderosa e preste a pular.

Suas portas traseiras com abertura inversa facilitam o acesso a bordo e revelam um espaço interno multicor. Este conceito inabitual, que consiste em associar cores vivas a um universo de topo de linha, confirma a impertinente criatividade da Citroën. O REVOLTE, tal como o concept car Hypnos o fez anteriormente, inscreve-se numa vontade evidente de fazer evoluir os códigos tradicionais do luxo.

Couro negro tramado, veludo espesso em vermelho carmim, alumínio brilhante... Eis os principais componentes do espaço interno do concept car. Ficam de lado então os materiais clássicos, como a madeira ou as cores habituais. O ambiente a bordo de REVOLTE quer ser decididamente ousado, mas sem abrir mão do universo do luxo.

O Citroën REVOLTE toma também partido da ousadia, apresentando um espaço interno composto de três lugares (concebidos como em um Lounge) e oferecendo volumes que, normalmente, se aproximam da mobília de uma casa.

O espaço atribuído aos passageiros é composto por um desenho contemporâneo, com total integração entre o espaço dianteiro e o traseiro. Desta forma, um dos passageiros traseiros pode esticar suas pernas e recuperar as sensações sentidas no ambiente de um lugar cosy e luxuoso.
Na parte traseira também é possível instalar uma cadeirinha infantil de costas para a estrada.
O REVOLTE se beneficia assim de uma arquitetura nunca explorada neste tipo de veículo, destacando volumes inéditos e inovadores.


REVOLTE e a escolha da tecnologia inteligente
A abordagem do Citroën REVOLTE ao universo da inovação caminha paralelamente ao conceito do luxo. Claramente indissociáveis, é difícil saber se é o luxo do veículo que inspira seu conteúdo tecnológico ou se é sua tecnologia que serve de suporte ao luxo. Num primeiro olhar, uma certeza se impõe: a bordo, a tecnologia inteligente e o luxo se unem admiravelmente como atestam os elementos a seguir:

• A tela tátil a bordo do REVOLTE é envolvida num feixe de cristais. Verdadeiro trabalho de ourives, estes cristais, de cor vermelho intenso, projetam literalmente a tela tátil no espaço interno. Sua função não pára aí, pois eles têm também como vocação, tal como uma respiração, reciclar o ar a bordo do modelo;

• Elegante e chique, o banco traseiro do REVOLTE não é somente uma brilhante demonstração de estilo. Ele também esconde as baterias elétricas do concept. Dissimulando de forma astuta este equipamento, é o espaço interno, na sua íntegra, que é esteticamente valorizado;
• Por fora, o teto do concept car é coberto de células fotovoltaicas que permitem realizar as funções elétricas ligadas ao conforto a bordo, inclusive quando parado, economizando os preciosos recursos das baterias elétricas;

• Na frente do Citroën REVOLTE, uma tampa de vidro abaulada destaca as linhas generosas da grade frontal. Esta tampa dispõe de um fundo translúcido retro-iluminado que permite, de maneira inédita, o destaque dos chevrons. O fato do concept car pertencer ao universo da marca é assim sutilmente sublinhado.

Enfim, a motorização do Citroën REVOLTE compartilha também a filosofia Concept Car, tanto em termos de tecnologia, quanto de sofisticação e de compromisso ecológico.


REVOLTE, um ativista moderno.
A visão tradicional que associa o « pequeno » ao « básico » se torna obsoleta quando a um olhar mais atento ao modo de propulsão do REVOLTE. Contemporâneo e sofisticado até na sua motorização, o modelo adota uma cadeia de tração decididamente orientada para o futuro.

E no caminho que leva o mundo automobilístico atual para o « tudo elétrico », o Citroën REVOLTE se destaca por utilizar uma cadeia de tração híbrida recarregável.

Esta última apresenta as características e os elementos a seguir:

• Um motor térmico tradicional de pequena cilindrada associado a um motor elétrico, ambos tendo a vantagem de poder acionar as rodas;

• A capacidade de andar em modo ZEV (Zero Emission Vehicule), isto é, totalmente elétrico e sem emissões;

• A possibilidade de recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico.
Esta cadeia de tração híbrida recarregável deixa um bom espaço para o modo elétrico que, além de não produzir nenhum CO2, garante o silêncio a bordo e um conforto de direção único.

Com este modo de propulsão, não há razão para que o REVOLTE se deixe levar pelo tédio e pela indolência. Se não é necessário ter uma velocidade de deslocamento tão alta quanto inútil, o concept car opta pelo dinamismo e capricha em suas acelerações. O Citroën REVOLTE demonstra assim, uma perfeita adequação ao universo urbano dentro do qual ele respeita totalmente as exigências ecológicas. Isso garantindo uma agilidade e um nervosismo surpreendentes.

REVOLTE: derrubar de forma decidida todas as conveniências!
Enfim, quando se trata de expressar uma ruptura com a imagem clássica de um carro pequeno, a Citroën toma o partido de fazê-lo de forma insolente. É por este motivo que toda a modernidade se expressa através de uma provocação estilística inspirada em um de seus mais ilustres avós: o 2CV. Verdadeiro ícone, quem melhor do que ele para encarnar a noção de carro pequeno?

Herege, o Citroën REVOLTE questiona o conjunto dos códigos do 2CV e vai radicalmente em sentido inverso aos valores que são à origem do mito.

• 2 CV era espartano e neutro, o REVOLTE é luxuoso e colorido,
• 2 CV era básico e simplista, o REVOLTE é inteligente e tecnológico,
• 2 CV era lento e apático, o REVOLTE é vivo e nervoso.

O Citroën REVOLTE é, desta forma, a expressão ativa da criatividade e do dinamismo da Citroën, uma marca que assume perfeitamente sua história sem deixar de perseguir o progresso.


A Citroën comemora atualmente 90 anos de sucessos automobilísticos, de tecnologias e de inovações como tantas maneiras de reflexão e de fontes de inspiração para os decênios a vir.

2 comments:

Anonymous said...

Ce post m'a beaucoup aide dans mon positionnement. Merci pour ces informations

Paulo R. Lisboa said...

grâce