20.9.09

Exposição "As Grandes Campanhas da Panamericana"



Ao longo de sua história de mais de 45 anos, a Panamericana Escola de Arte e Design criou, em parceria com as melhores agências publicitárias do Brasil, campanhas que marcaram a mente de muitos brasileiros e arremataram os mais importantes prêmios nacionais e internacionais do setor. São títulos conquistados no Wave – Festival Latino Americano de Publicidade, no FIAP - Festival Ibero Americano de La Publicidad, no Oneshow Awards, no Anuário do Clube de Criação de São Paulo, entre outros.

Agora, a Escola reúne todas essas impactantes idéias na exposição “As Grandes Campanhas da Panamericana”, em cartaz na sede da Rua Groenlândia, nº77 - São Paulo, de 24 de setembro a 21 de outubro.

A mostra está dividida em três módulos: “Institucional”, que reúne ações feitas para promover a instituição de ensino; “Festivais”, com campanhas elaboradas para divulgar a exibição de trabalhos dos Festivais One Show, Art Director Club NY, Clio Awards, Clube de Criação de São Paulo; e “Mídia Digital”, com a exibição de campanhas irreverentes veiculadas em rádio e televisão entre 1989 e 2009, em sete telões espalhados pelos três andares da Escola.

Dentre as ações mais recentes que poderão ser conferidas por quem visitar a exposição, estão a campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, desenvolvida pela AlmapBBDO e vencedora das categorias Press (ouro) e Rádio (bronze) do Cannes Lions 2009, principal festival de publicidade do planeta, realizado na França, entre outros títulos de enorme prestígio.

Além desta, outras importantes peças publicitárias poderão ser relembradas pelo público, como “Melhor Anúncio de Todos os Tempos” (2009), que ironiza os clichês nas artes publicitárias e dispara: publicidade não é ciência; “Chuveiro” (2008), que apresenta um personagem que só tem idéias quando toma banho; e “Maçã” (2007), que faz alusão a Isaac Newton e à famosa história da descoberta da gravidade em função da queda da fruta em sua cabeça. As campanhas, criadas pela AlmapBBDO, são parte do enorme repertório da Panamericana, que também possui obras feitas pela DM9DDB, W/Brasil, LEWLARA, TALENT, FUTURA e LODUCCA.

“São conceitos muito criativos, que exploram com o uso do ridículo um humor surpreendente e desconcertante. Não é a toa que as palavras Panamericana e Criatividade são formadas pelo mesmo número de letras, 12 no total”, enfatiza Enrique Lipszyc, presidente da Panamericana Escola de Arte e Design.

No comments: