9.9.09

Exposição reúne obras de Bez Batti e Dan Fialdini na galeria arte aplicada, a partir de 12 de setembro, em São Paulo

Nomes referenciais na arte contemporânea brasileira, os artistas plásticos Bez Batti e Dan Fialdini apresentam um representativo acervo de suas peças mais recentes na galeria Arte Aplicada, em São Paulo, a partir de 12 de setembro, quando acontece a abertura para convidados, a partir das 11h. A exposição, que tem a curadoria de Sabina de Libman, fica em cartaz até 05 de outubro

Vinte peças de cada artista foram escolhidas para a mostra. Além de utilizar pedras como matéria-prima para suas criações, os dois também optam por materiais semelhantes na concepção das peças, o que resulta numa natural aproximação artística. Ambos trabalham com o mármore na criação de esculturas; Bez Batti também utiliza ainda basalto, enquanto Dan Fialdini recorre a relevos de parede.



Caixa de texto: Bez Batti
O escultor gaúcho ganhou notoriedade por seu trabalho em basalto, uma das pedras mais duras da natureza, nela encontrando uma grande variedade de cores e matizes inesperados. Estas características ímpares permitiram ao artista ampliar a variedade de suas esculturas. As principais referências em seu trabalho são escultores do século XX como Isamu Noguchi, Henry Moore e Costantin Brancusi, todos com referencia comum à natureza.

Batti teve a oportunidade de expor suas obras pela Europa, como em 1992, no Salon d’Automne, no Grand Palais em Paris, no mesmo ano recebeu a medalha de prata no Primeiro Encontro Internacional de Escultores, em Lima – Peru. Em 2001 foi premiado com a primeira colocação no Encontro Internacional de Escultura, em Rosário, Argentina. Este ano, sua obra foi retratada no livro “Cor e Forma na Escultura de Bez Batti” no Museu de Arte do Caixa de texto: Estado do Rio Grande do Sul.



Dan Fialdini
Mineiro de nascimento e de família de marmoristas, o escultor imprime uma aura misteriosa e metafísica à sua obra, por meio de linhas geométricas, formas arredondadas e orgânicas, trazendo uma concepção arquitetônica a suas obras. Pedras como o mármore, granitos e calcários pontuam sua produção artística.

Desde muito jovem teve contato com a obra de Joaquin Torres Garcia, de quem assimilou o principio construtivista. Estagiou também em Massa, cidade vizinha de Carrara.

ARTE APLICADA GALERIA
BEZ BATTI / DAN FIALDINI
Exposição: Bez Batti – Mármores e Basalto
Dan Fialdini – Mármores
Abertura: Dia 12 de setembro, das 11h às 15h;
Exposição: De 12 de setembro a 05 de outubro.
Endereço Rua Haddock Lobo, nº 1406
Telefone: (11) 3062-5128 / 3064-4725
Site: www.arteaplicada.com.br

Número de obras: 40
Período das obras: 2008/2009

No comments: