29.10.09

Ampliação do Olhar


Obras de Tarsila do Amaral, Caciporé Torres, Benedito Calixto, Darel, Valença, Pancetti, Mário Gruber Manabu Mabe, Aldo Bonadei, Antonio Henrique Amaral, Francisco Rebolo, Alberto, Guignard, Gregório Gruber, Fernando Pascual Odriozola, Carlos Araújo, e outros artistas serão exibidas a partir do dia 6 de novembro até 10 de janeiro de 2010, - na exposição “Ampliação do Olhar” que acontece no 1º andar do Palácio dos bandeirantes, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Da Coleção dos Palácios do Governo foram escolhidas 26 obras e seis de colecionadores particulares. A Mostra tem por objetivo promover o diálogo ciência/arte e aumentar o interesse dos visitantes pela ciência da astronomia, incentivando desta forma a curiosidade dos visitantes.

A Curadora do Acervo dos Palácios Ana Cristina Carvalho destaca que o mundo nunca mais foi o mesmo depois que - há quatro séculos - “Galileu, apontando para o céu o aparelho que ele mesmo aperfeiçoara, desenvolveu um método científico considerado divisor de águas não só para a Astronomia, mas também para as ciências”.

Daí para frente suas observações científicas ocuparam corações e mentes de pensadores, poetas e artistas. Assim o diálogo Ciência/Arte pode ser apreciado nesta Mostra nas cores e formas, das telas dos modernistas Aldo Bonadei, Sérgio Milliet, Pancetti e Alberto Guignard. A espiritualidade de Carlos Araújo, estará presente – assim como as formas abstratas de representar o universo de Manabu Mabe e Danilo di Prete; na obra tridimensional de Caciporé Torres e no figurativismo das luzes da cidade de São Paulo de Gregório Gruber.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e do Centro Mario Schenber, professora Elza Ajzenberg é a curadora da Mostra

O ano de 2009 foi declarado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura – e, a União Astronômica Internacional (IAU), por sugestão da Itália: “Ano Internacional da Astronomia” – AIA, em homenagem a Galileu Galilei (1564-1642) e aos 400.º aniversário das primeiras observações astronômicas feitas com um telescópio e dos 40 anos do homem na lua.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi. São Paulo - SP
Horário de Visita: de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora);
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio.
Entrada franca. Estacionamento grátis.
Telefone: (11) 2193-8282. – www.acervo.sp.gov.br

No comments: