Vai ao ar agora em outubro a campanha de mídia eletrônica de lançamento da marca Foz do Brasil, criada pela agência Duda Propaganda para a empresa da Organização Odebrecht que atua no setor de engenharia ambiental, atendendo a 3 milhões de pessoas nos serviços de água e esgoto.
Além de saneamento básico, a Foz do Brasil atua nos segmentos de resíduos e efluentes industriais e resíduos sólidos urbanos. Determinada a ser líder no setor de engenharia ambiental no Brasil e na América Latina, a empresa adotou como estratégia a criação de uma marca de alcance nacional. A marca Foz do Brasil nasceu com imagem construída sobre as expectativas e anseios do público com relação à disponibilidade e qualidade da água e aos cuidados com o meio ambiente.
Pesquisa qualitativa realizada pela Duda Propaganda com 16 grupos de discussão em quatro capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, revelou que falar de água dá grande prazer às pessoas. Elas sorriem ao tocar no assunto e fazem associações positivas com vida, limpeza, higiene, saúde, chuva, cachoeira, banho, mar, piscina, natureza, pureza, calor, potável, gostosa, maravilhosa.
Os entrevistados – homens e mulheres entre 28 e 40 anos, das classes A, B e C, responsáveis pelo pagamento de contas domésticas – demonstraram enorme preocupação em relação à disponibilidade de água no Planeta. Para eles, é quase certa a escassez de água limpa no futuro. Água, segundo a pesquisa, é entendida e explicada muito mais por sua importância do que por suas características físicas – insípida, inodora e incolor –, citadas por poucos entrevistados.
Assim como a água, o nome Foz apareceu forte entre os entrevistados, amplamente associado a sensações positivas de abundância de água limpa, transparente, pura, de nascente, que transmite a promessa de muita água limpa e de respeito pela natureza. O nome Foz do Brasil remete a uma empresa de porte e credibilidade, e que transmite segurança e confiança na capacidade de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O que pudemos concluir da pesquisa é que a marca Foz do Brasil surge como uma promessa de modernidade e melhoria da qualidade do serviço de saneamento no País. Traz consigo tecnologia de ponta e força de investimento para o setor. E ganha força por ser uma companhia da Organização Odebrecht, que está associada a credibilidade, solidez, responsabilidade ambiental e capacidade de expansão dos serviços”, afirma Newton Lima Azevedo, vice-presidente da Foz do Brasil.
“Os dados colhidos na pesquisa fundamentaram os elementos utilizados da nova marca, desde o nome até a tipologia, as cores e o grafismo. No logotipo, os círculos na cor azul diferenciam a marca Foz do Brasil das demais empresas de saneamento estatais e contribuem para uma mensagem de inovação, mudança e modernidade. Também dão ideia de movimento e sugerem engrenagem associada à tecnologia da empresa. A cor azul estimula a percepção de água como fonte de tranquilidade, pureza e leveza. Para o público, os círculos são gotas de água que caem em uma superfície de água”, analisa Ana Baruch, diretora da agência Duda Propaganda.
A campanha de lançamento inclui desde anúncios impressos até os filmes, que entrarão no ar em emissoras das regiões de Limeira, Rio Claro, em São Paulo e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A expectativa é que todas as unidades da Foz do Brasil estejam com a nova identidade visual, incluindo os carros da frota, os uniformes dos funcionários, as fachadas dos postos de atendimento e as contas de serviços.
A Organização Odebrecht atua no setor de saneamento desde 1994, quando, em associação com a francesa Lyonnaise des Eaux, conquistou a primeira concessão privada no Brasil, em Limeira, São Paulo. Com uma carteira de contratos com prazo médio de 24 anos, a Foz do Brasil tem expectativa de faturar R$ 750 milhões em 2010.
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