3.12.09

Exposição CYBER ART

O artista plástico Zaven Paré abrirá a mostra Cyber Art para visitação entre os dias 12 de dezembro e 10 de janeiro de 2010 na CAIXA Cultural São Paulo, localizada no centro da capital paulista. A exposição é patrocinada pela CAIXA e trata de uma retrospectiva de seus 25 anos de carreira e apresenta as suas principais obras, a maioria inédita no Brasil.

No lugar de pincéis, telas e outros artefatos de um artista plástico, encontram-se parafusos, projetores, madeiras, computadores e diversas engenhocas que dão vida a marionetes eletrônicas, autômatos e outros seres (quase) humanos.


Inventor da marionete eletrônica a partir de um sistema de retroprojeção, Zaven Paré é hoje um dos mais importantes ícones da arte cibernética e da robótica no mundo. Atualmente o artista lidera pesquisas junto ao renomado cientista japonês Hiroshi Ishiguro, professor e diretor do Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, que criou seu clone robótico a partir de um robô humanóide.

Sempre inovando no cenário das artes performáticas, Zaven mistura experiências em mecânica, ótica e acústica, através de dispositivos eletro-eletrônicos, para a criação de obras que interagem com o público.

Tema ainda pouco explorado, a arte eletrônica vem ganhando força em todo o mundo e tem na figura de Paré um de seus pioneiros. Suas obras integram importantes acervos, entre eles o da Biblioteca Nacional de Paris, do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, da Coleção Fadel, do Museu de Artes Contemporânea de Montreal e do Institute of Contemporary Art de Londres.
O artista plástico multimídia começou sua carreira em 1984, no Museu de Arte Moderna de Paris, e no Brasil ficou conhecido do público por seu projeto cenográfico para a antológica exposição Surrealismo, no CCBB do Rio.
Além da mostra das obras do artista, a CAIXA Cultural São Paulo (Sé) oferecerá oficinas gratuitas de marionetes eletrônicas com o artista (vagas limitadas) marcadas para o dia 06, 07 e 08 de janeiro de 2010, das 14 às 18hs.

Serviço
Exposição CYBER ART

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Sé – Centro
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Abertura para convidados e imprensa: 11 de dezembro de 2009, sexta, 19h
Visitação: 12 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Oficina de Marionete Eletrônica: 6, 7 e 8 de janeiro de 2010, das 14h às 18h
Informações e Agendamento das oficinas: (11) 3321-4400
Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

www.rodadamoda.com / www.cyberart.com.br

No comments: