21.1.10

Gad’Retail desenvolve loja-conceito para Saccaro


Projeto contemplou o redesenho da marca e a valorização do relacionamento com o consumidor no PDV. O novo modelo de loja está sendo implementado em Caxias do Sul (RS) e deve ser expandido para outras cidades no Brasil e exterior em 2010.

A experiência do consumidor no PDV é um dos grandes destaques do projeto da Concept Store Saccaro, no Villagio Iguatemi, em Caxias do Sul (RS). Desenvolvido pelo Gad’Retail, a primeira loja-conceito da grife tem como diferencial um pólo de atendimento, aos moldes de um estúdio de arquitetura, reservado para oferecer um atendimento personalizado aos consumidores. Além disso, a loja conta com um moderno sistema de calhas, que possibilita a criação de layouts de ambientes e iluminação.

Segundo Leonardo Araújo, diretor executivo do Gad’Retail e arquiteto responsável pelo projeto, o PDV é uma ferramenta poderosa para trabalhar uma marca. “A Saccaro é uma empresa que acompanha as tendências de mercado e se preocupa com o consumidor. Dessa forma, mais do que fazer uma loja bonita visualmente, o objetivo deles foi proporcionar ao consumidor uma experiência única, oferecendo instrumentos para os clientes obterem projetos especiais e personalizados”, afirma o executivo.

O diretor comercial da Saccaro, João Saccaro, afirma que o projeto sintetiza a história da Saccaro e reforça seu posicionamento de liderança, pois oferece ao consumidor soluções personalizadas para vários ambientes da casa. “A cidade de Caxias do Sul dará start nacional a essa nova proposta. A escolha é estratégica, uma vez que a cidade gaúcha sedia a matriz da Saccaro e a loja-conceito servirá de modelo para as unidades da marca no Brasil e no Exterior. Já Bolívia foi escolhida para dar arrancada ao projeto no mercado externo, inaugurando a primeira Concept Store Saccaro internacional”, afirma o executivo.

A loja
Atemporal e elegante, a nova loja soma mais de 1,4 mil m2 e valoriza cores mais sóbrias e neutras, pois dessa forma facilita a concepção de ambientes dentro da loja, bem como torna o espaço mais aconchegante para os clientes. As tonalidades e formas puras também foram destacadas no redesenho da marca Saccaro, que brinca com grafismos e foi batizado de slot (peça símbolo da marca), presa a um suporte ou totem, em projeto desenvolvido pelo Gad’Branding. Há ainda na parte externa da loja um grafismo impresso em chapa de aço córten responsável por traduzir diversos atributos da identidade Saccaro e servir de base para a comunicação.

Logo na entrada da nova loja, em um painel institucional, o consumidor pode conhecer de perto o histórico e a tradição da Saccaro. Já um display designer apresenta imagens de peças premiadas da empresa. “A ideia é aproximar o consumidor à história da marca”, destaca Araujo.

Na área mais nobre da loja está localizado o Atelier Saccaro, um espaço aconchegante para atendimento ao cliente. Segundo o executivo do Gad’Retail, o local lembra um estúdio de arquitetura, onde será possível customizar ambientes, ver o mobiliário em 3D, planejar um espaço, visualizar amostras de carpetes e acessórios. O projeto é flexível e comunica o posicionamento da empresa. “Isso facilita a aplicação em outras lojas da marca”, ressalta.

Outra novidade do projeto da concept store da Saccaro é a utilização de um sistema de calhas contínuas, por meio delas é possível utilizar cortinas em linho para divisão de espaços e criação de layouts diferenciados. Além disso, a iluminação pode mover-se de forma a criar o ambiente desejado. “Nos projetos tradicionais, as luzes ficam fixas ao gesso do teto. Com as calhas conseguimos dar um efeito diferenciado, pois elas se movimentam de acordo com as necessidades”, destaca o executivo.

O novo conceito da loja criou o grid, que são módulos de 2X2 metros e permitem a distribuição dos diversos elementos e sistemas da loja de forma articulada e organizada. Esses grids surgem nas calhas e são formados por dois eixos: o principal (paralelos à fachada da loja) para a distribuição do sistema de iluminação e divisórias e os secundários (perpendiculares à fachada), que funcionam como apoio da malha para composição, limitação de ambientes e circulação.

Sobre Gad’Retail
Empresa oferece soluções de inteligência estratégica de varejo com foco na experiência de marca. O Gad’Retail disponibiliza serviços que abrangem projetos de arquitetura, ambientação e merchandising, aliando soluções de negócio com resultados tangíveis. Compõe a holding de serviços de marca GAD’, que possui expertise de 25 anos no segmento. Em sua cartela de clientes figuram as empresas Ipiranga, Mercur, CPFL Energia, Gerdau e Vivo, entre outras. Mais informações no site: www.gad.com.br

No comments: