19.2.10

FestFotoPoA

Uma parceria muito bem sucedida entre o Santander Cultural e o FestFotoPoa em 2007 resultou na quarta edição do Festival com programação ancorada na instituição de cultura do Grupo Santander Brasil, em Porto Alegre, durante o mês de abril. O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, que tem patrocínio do Santander Cultural e Funarte, com apoio do Instituto Moreira Salles, é um projeto multimídia que contempla todas as linguagens e experimentações fotográficas que possam ser exibidas por meio do formato de vídeo. Em 2010, além de uma justa homenagem para Thomas Farkas, uma das maiores referências na fotografia brasileira, o Festival aumentou para um mês e terá um programa de projeções nos ônibus de Porto Alegre. A programação na íntegra será divulgada em breve, mas as inscrições para o Fotograma Livre estão abertas até 28 de fevereiro.


O programa de projeções Fotograma Livre oferece duas categorias de inscrições em 2010, uma para trabalhos individuais e outra para coletivos fotográficos. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site www.festfotopoa.com.br/2010/fotograma-livre. Serão selecionados 20 trabalhos, sendo 15 individuais e cinco trabalhos coletivos.

Com a tradição de homenagear profissionais que ganharam destaque pela obra, Thomas Farkas é o escolhido do FestFotoPoa deste ano. A obra de Farkas extrapola a fotografia, rompe as fronteiras brasileiras no cinema documental e insere o frescor da descoberta no discurso fotográfico que se refere como se fosse cinematográfico. Aos 83 anos, o húngaro criado no Brasil continua irrequieto e atento. O Festival já homenageou Martine Frank (França), Cláudia Andujar e Luis Humberto. Os profissionais Rosângela Rennó, Claudio Edinger, Eder Chiodetto, Marcos Bonisson, Rubens Fernandes Junior e a Cia de Foto estão na programação da quarta edição.

Com projetos que respeitam as demandas e os repertórios locais e contribuem para a transformação social, o Grupo Santander Brasil atua na área da cultura formando uma rede de parcerias que promove iniciativas multidisciplinares e contemporâneas. Essa prática potencializa a dimensão educativa, cidadã, interativa e empreendedora da cultura com foco no desenvolvimento, norteando as centenas de ações institucionais, programas e projetos realizados, além das unidades Porto Alegre e Recife do seu instituto cultural.

Mais informações sobre o FestFotoPoA – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre estão no site http://www.festfotopoa.com.br/2010/. Os coordenadores são: Carlos Carvalho 51-8123.9180 ccarvalho@brasilimage.com.br e Sinara 51-8115.9591 sinara@brasilimage.com.br

No comments: