2.2.10

Instituto Meio leva artesãs de Apiaí para Craft Design


O Instituto Meio, organização privada e sem fins lucrativos, apresenta na 16ª Craft Design, que acontece de 26 de fevereiro a 01 de março, os produtos manufaturados pela Associação de Artesãos de Apiaí “Custódia de Jesus da Cruz”, do Alto Vale do Ribeira em São Paulo – SP.


A exposição faz parte do Projeto Cerâmica de Apiaí – Moldando um Futuro Melhor, cujo objetivo é contribuir com a perenidade e fortalecimento da Associação por meio de investimentos em ações que aumentam sua rentabilidade, além de incentivar e motivar os jovens da cidade a obter renda com a produção de peças artesanais em cerâmica, que possuem alto valor cultural agregado.

Para isso, o Instituto Meio vem realizando oficinas através de sua equipe de consultores, especialistas em administração, artesanato, manejo sustentável e design. Além disto, foram realizados investimentos na adequação da oficina e a construção de um novo forno de barro, concretizada por um mestre ceramista que também ensinou os integrantes da Associação a reproduzi-lo sempre que houver a necessidade.



Com quatro anos de existência, a Associação de Artesãos de Apiaí é constituída por 19 mulheres entre 20 e 55 anos de idade que além de artesãs são também agricultoras, e cuja técnica artesanal originada na fusão das culturas indígena, africana e européia, tradicional da região, vem sendo passada através de várias gerações há mais de 200 anos. As peças produzidas são vendidas quase que exclusivamente aos turistas em um ponto de venda próprio e outros dois espalhados pela cidade.

A renda do grupo com a produção artesanal era ínfima, deste modo foram identificadas as principais razões, como a ausência de ferramentas básicas de gestão, dificuldade de acesso ao mercado, necessidade em melhorar a qualidade e o acabamento dos produtos além de infraestrutura inadequada. Com base nestas informações, o Instituto Meio traçou este projeto que atua em três ações centrais de trabalho: Melhoria da infraestrutura física, Capacitações e Comercialização; aguardando resultados positivos como a criação de uma base de clientes, aumento do faturamento anual do grupo, aumento da renda obtida com o artesanato, capacitação de 25 jovens no processo produtivo e redução das horas/mês dedicadas ao trabalho na lavoura.
Para realizar o Projeto em Apiaí, o Instituto Meio conta com um parceiro de peso, o Instituto Camargo Corrêa, responsável pelo investimento social do Grupo Camargo Corrêa, cujo objetivo é apoiar as unidades de negócio no desenvolvimento das comunidades onde o Grupo está presente, e com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Apiaí, entidade da prefeitura responsável em apoiar os grupos artesanais da cidade e OIA Brasil – Organização Internacional Agropecuária -, empresa líder em certificação de qualidade de produtos agropecuários, processados e industrializados, e certificação ambiental.

Sobre o Instituto Meio
O Instituto Meio é uma organização especializada no fomento e apoio a ações empreendedoras que promovam a inclusão econômica e social para populações com dificuldade de acesso a conhecimento, emprego e renda. Os trabalhos têm como objetivo diminuir as desigualdades e melhorar a vida das gerações atuais e futuras, respeitando os critérios de sustentabilidade. Oferecemos nossas experiências, metodologias e conhecimentos para tornar empreendimentos sociais comunitários em verdadeiros agentes de mudanças. A equipe do Instituto Meio já realizou trabalhos em todos os Estados brasileiros, capacitando diretamente mais de 100 grupos de produção, formais e informais, através de diagnósticos, consultorias e execução de projetos de melhorias. O Instituto Meio também atua como executor de projetos de instituições parceiras como SEBRAE, Caixa Cultural, Instituto Camargo Correa, IDIS, entre outros, além de realizar a divulgação e comercialização de produtos artesanais através de participações em feiras, gestão de loja virtual e venda de brindes corporativos.

No comments: