29.3.10

Memorial do Imigrante recebe mostra fotográfica de artista tcheco


O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, apresenta a partir do dia 08/04, a mostra fotográfica “Viajante Tcheco: Enrique Stanko Vráz na América do Sul”. A exposição é composta por 22 painéis que reproduzem as imagens captadas pelo fotógrafo, escritor e colecionador, Enrique Satanko Vráz em diversos países da América Latina no início do século XX.

Filho de diplomata, Vráz percorreu durante o outono de 1903 a abril de 1904, as principais cidades da América Central e do Sul. Nas viagens pelo mundo, além de fotografar os costumes de diferentes populações, ele coletou e estudou formações geológicas e registrou suas impressões e experiências em diários.

O aventureiro veio à América do sul com a intenção de realizar pesquisas nas correntes fluviais. No Brasil conheceu diversos estados entre eles, Manaus e Rio de Janeiro. Durante o tempo que passou na Amazônia aprendeu com os indígenas a arte de extrair seiva das seringueiras e percorreu de barco os rios Amazonas e Orinoco.

Vráz é considerado um ícone da cultura tcheca no século XX. Ele conquista espaço na mémoria dos cidadãos tchecos desde 1980, quando seus livros começaram a ser publicados. Leitores de todas as idades se interessam por suas longas viagens e grandes aventuras ao redor do mundo.

Sobre o Memorial
O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos. O Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também ali foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca em um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém–chegados de diversos países nos seus primeiros dias em São Paulo.

Fotos da Exposição ( 1, 2, 3 e 4).

Serviço
Data: 08/04 às 11h
Ficará em cartaz até 02/05
Local: Memorial do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h horas (inclusive feriados)
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes
Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos.
Obs: No último sábado do mês, a entrada é gratuita para todos visitantes.

No comments: