19.3.10

Seminário Internacional discute o papel central do design no mercado

Dois dos maiores especialistas em design do mundo estarão na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no dia 22, às 19h00, para receber empresários, estudantes e profissionais de diversas áreas no Seminário Internacional IDEA/Brasil 2010. O norte-americano John Barratt — chair do International Design Excelence Awards (IDEA Awards, o maior prêmio internacional do setor) e CEO da Teague, a mais tradicional consultoria de design do mundo — discutirá, ao lado de Ken Nah, o mais proeminente representante do design da Coreia do Sul — país mais premiado pelo IDEA Awards nos anos de 2008 e 2009 — o tema Design: O negócio da inovação.

Os palestrantes irão demonstrar como o design, ao invés de um restrito mercado de produtos luxuosos e experimentos formais, deve ser encarado como uma arma poderosa para empresas exportadoras que queiram agregar valor a seus produtos e, dessa forma, ingressar no mercado mundial com competitividade e forte apelo comercial.

Barratt e Nah também compõem o júri internacional da 3ª edição do IDEA/Brasil, prêmio organizado pela Associação Objeto Brasil numa promoção conjunta com a Apex-Brasil e com patrocínio do SEBRAE. Aberto a designers, empresas, estudantes e agências, a premiação é a principal porta de entrada dos projetos brasileiros ao mercado internacional. Os vencedores, que disputam o prêmio em 18 categorias, estarão automaticamente classificados para a versão internacional do IDEA. A cerimônia do anúncio ocorre em 24 de agosto.

Ambos estarão em São Paulo já a partir do dia 18, data em que chegam à capital paulista para analisar os projetos concorrentes do IDEA/Brasil pessoalmente. Durante os dias 19 e 20, eles estarão acompanhados de mais um jurado internacional do Prêmio: o argentino Enrique Avogadro, diretor-geral de Comércio Exterior e Indústrias Criativas de Buenos Aires.

Sobre os palestrantes
Responsável por tutelar gigantes como Boeing, HP, Intel, Microsoft, Nike, Panasonic, Samsung e Starbucks — alguns dos clientes da octagenária consultoria Teague — John Barratt também atuou por muitos anos na Philips Design, onde foi manager de Design Estratégico e personagem fundamental na implementação de uma forte identidade de marca a seus produtos da área de telecomunicação.

Por sua vez, Ken Nah, doutor em Ergonomia, atuou este ano como CEO do evento bienal World Design Capital 2010, realizado em Seul, cidade escolhida este ano como capital mundial do design. O sul-coreano detém posições em inúmeras organizações de forte relevância: em seu país, dirige o International Design Trend Center e a International Design School for Advanced Studies, da Hongik University. Além disso, é presidente do Korea Design Knowledge (KDK) Forum e vice-presidente da Korea Association of Industrial Designers (KAID) — tudo isso em um país que revolucionou seu sistema educacional com reformas iniciadas nos anos 60 e hoje colhe os frutos como uma das nações líderes em inovação e patentes.

O evento é gratuito. Para confirmar a participação no seminário, basta enviar um e-mail para design@objetobrasil.com.br.

Serviço
Seminário Internacional Design: o negócio da inovação
Local: ESPM – Campus Professor Francisco Gracioso, Auditório Philip Kotler
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana
Horário: 19h00
Entrada gratuita

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