5.4.10

AlmapBBDO cria 1ª campanha para a revista Billboard Brasil


Pesquisas e software especiais foram necessários para criar os anúncios que mostram a formação musical de cada personagem

É da AlmapBBDO a primeira campanha da revista Billboard Brasil, especializada em música e que chega às bancas do Rio e de São Paulo esta semana. Explorando o conceito “Música. Entenda do que é feita”, a campanha vai surpreender os leitores da revista com um anúncio sequencial que exibe os rostos de Bono Vox, Amy Winehouse, Eminem e Lady Gaga compostos por minúsculas faces dos artistas e personalidades que fazem parte e influenciam a formação artística de cada um. O rosto do rapper Eminem, por exemplo, é formado por minúsculos ícones de Ice T, Run DMC, LL Cool Jay e Vanilla Ice. Amy Winehouse tem um pouco de Sarah Vaughan, Marvin Gaye, Billie Holiday e Sid Vicious.


A campanha foi criada pelo diretor de arte Marcos Medeiros e o redator André Kassu e é composta por diversos anúncios, spots e filme. Durante 6 meses, eles realizaram pesquisas de imagens e a formação musical dos artistas escolhidos. Para montar cada anúncio, a dupla escolheu cenas de videoclipes dos cantores e músicos. As cenas selecionadas foram frisadas e repassadas para o photoshop, onde os artistas que formam os rostos foram transformados em imagens mínimas, cada uma de uma cor. Feito isso, o ilustrador Marcos Kotlhar desenvolveu um software especial que dispôs os ícones da maneira certa para montar os rostos nas páginas.


No rádio, Kassu e Medeiros compararam a formação dos artistas a receitas de culinária, temperadas com muito humor. Bob Marley, no caso, seria um filé tirado de uma peça de ska dos anos 50 de boa qualidade, com sal e pimenta a gosto e mais uma ervas, muitas ervas. Ao final, o locutor recomenda que o ouvinte escreva a receita, porque depois do filé não se lembrará mais dela. Já o grupo Oasis seria uma lasanha feita com fatias de Beatles e molho de Beatles. Haverá ainda receitas de Keith Richards, Amy Winehouse e James Brown. Cada um com seus ingredientes especiais. A campanha prevê anúncios também com Britney Spears, Beyouncé e Aerosmith, entre outros.



Ficha Técnica
Anunciante: Billboard
Título: Música. Entenda do que é feita.
Produto: Billboard
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros, Danilo Boer
Redator: André Kassu
Ilustrador: Marcos Kotlhar
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Felipe Bartholomeu, Camila Figueiredo
Mídia: Paulo Camossa
Aprovação: Antonio Camarotti

No comments: