19.4.10

Nova marca SAM’S CLUB está chegando nas lojas



O SAM’S CLUB, clube de compras do Walmart, está mudando de visual no Brasil. Muito mais do que seguir um alinhamento global, a nova cara dos clubes acompanha uma constante tendência do consumidor brasileiro, que é a necessidade de modernização. “Realizamos testes com grupos de sócios, para verificar se esta mudança criaria algum impacto para nossos públicos. O resultado foi muito positivo, eles gostaram da nova marca e das características que ela transmitiu a eles, como sofisticação e modernidade. Uma prova de que o nosso cliente se identifica com o que é exclusivo e diferente do que está no mercado”, explica Cristiane Ramos, diretora de Marketing do SAM’S CLUB e do Maxxi Atacado.



A nova marca foi lançada em 2009 nos SAM’S CLUB norte-americanos e, desde então, os clubes de todo o mundo têm feito suas adaptações gradativamente. A primeira unidade no Brasil a ganhar a nova identidade foi o SAM’S CLUB de Ribeirão Preto (foto em anexo), inaugurado em março deste ano. Esta semana, o segundo clube a receber a nova comunicação visual - que inclui fachada, sinalização interna, tablóides etc - , foi o de Tamboré (Alphaville – SP). Até o final deste semestre, a nova logo será introduzida em todos os SAM’S CLUB do Brasil.

RETORNO ÀS CORES CLÁSSICAS - O layout da nova marca reforça ainda mais a importância dos dois públicos do SAM’S CLUB, representados pelos losangos azul e verde, que significam, respectivamente, o sócio pessoa física e o sócio pessoa jurídica. A diferença é que, agora, ao invés de conter apenas os dois losangos sobrepostos, a nova marca mostra a união desses dois elementos geométricos, que representa o sócio jurídico comprando como pessoa física. Além disso, a logo perde a flecha alaranjada e intensifica o clássico azul marinho, que sempre esteve presente na imagem desde a criação do formato da loja. A fonte também está mais estilizada, com serifas, mais fina e sofisticada.

“Além acompanhar a mudança do consumidor, tínhamos como objetivo pensar em uma marca que representasse nossos dois públicos. A nova logomarca é fruto de estudos e pesquisas com os clientes e está adaptada ao momento atual do mercado”, define Cristiane. O objetivo da marca é a de simplificar a vida do cliente, ajudando-o a fazer escolhas de compra mais inteligentes, a optar por embalagens mais adequadas para o seu negócio e a ter acesso a itens importados e diferenciados.

Toda a mudança está alinhada com a essência do SAM’S CLUB, que é a de oferecer ao cliente produtos de grandes marcas que sejam diferenciados, com embalagens exclusivas e importados. Além disso, o clube também é conhecido por seu foco em tecnologia e qualidade nos produtos de marca própria (Member’s Mark e Bakers & Chefs), e é sempre pautado na economia que a compra traz ao sócio pessoa física (preços em média 15% inferiores aos do varejo tradicional) e ao sócio pessoa jurídica (preços em média 6% inferiores aos do atacado).

SUCESSO EM MEMBERSHIP – Em cada cidade que recebe o SAM’S CLUB, a aceitação do público e o índice de vendas de cartões de sócios tem sido excelente. Muito desse sucesso é em decorrência de uma ação pioneira da rede, que é a de criar um showroom antes da inauguração da loja, para que as pessoas possam conhecer e entender melhor o formato, sua proposta e seu portfólio de produtos. “As pessoas começam a ter acesso aos itens diferenciados do SAM’S antes de a loja chegar e tem sido muito satisfatório. Para se ter uma idéia, em 2009, quando inauguramos o clube de Fortaleza, ganhamos cerca de 100 mil sócios”, informa Cristiane Ramos.

SOBRE O SAM’S CLUB - O SAM´S CLUB foi criado em 1983 por Sam Walton, nos Estados Unidos. Sua intenção inicial era oferecer ao pequeno comerciante as melhores oportunidades de compras. Porém, alguns anos depois, o clube passou a oferecer os benefícios também para o consumidor final. Sam Walton acabou por desenhar um modelo exclusivo que simplificou o varejo, tornando-se um sucesso no Brasil, Estados Unidos, México, Porto Rico e China.

Presente no Brasil desde 1995, a rede conta com 24 unidades em doze estados brasileiros e possui mais de um milhão de sócios em todo o país. Com o objetivo de oferecer muita economia em produtos diferenciados e para o dia a dia, o SAM’S traz ao consumidor final e a comerciantes e empresários um sortimento bastante variado, com mais de seis mil itens. Dentre eles, destacam-se produtos importados, exclusivos, de tecnologia, eletroportáteis, alimentos, gourmet e uma seleção especial de vinhos.

Para comprar no SAM’S, o cliente deve se associar, pagando uma anuidade no valor de R$ 45,00 (tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica). A anuidade é rapidamente compensada na primeira compra, uma vez que os preços da rede são, em média, entre 6% e 15% inferiores aos de outros atacados e varejos. Mais informações no site oficial do clube: www.samsclub.com.br.

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