17.8.10

Tailândia - A Função Social da Arte



O Acervo dos Palácios exibe no Salão dos Conselhos, no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes até 29 de agosto a exposição Tailândia- A Função Social da Arte, que integra o projeto Heranças Culturais,desenvolvido desde 2007. A exposição apresenta objetos artísticos e peças manufaturadas tailandesas originários do trabalho social de oficinas instaladas pela Rainha Sirikit.




Utilizando-se de matérias primas e elementos locais, os trabalhos reunidos nesta mostra, pertencentes à Embaixada e ao Consulado da Tailândia, mostram a delicadeza milenar de detalhes das peças trançadas em cestaria com as suas formas minúsculas e geométricas; a rica estamparia da seda e as cores intensas dos tecidos tingidos.


A exposição exibe também o trabalho de entalhe minucioso nas esculturas de temas predominantemente religiosos, sendo o Budismo a principal religião; e a pintura de cenas do cotidiano. Dotadas de uma forte simbologia, as peças revelam aspectos da cultura tailandesa, como as figuras que reproduzem as lendas do Ramayana, um conto épico religioso de origem hindu e uma das obras primas da literatura tailandesa, ou mesmo a miniatura em madeira de uma casa tailandesa - a “casa espírito” -, que representa a influência de crenças tradicionais sobre espíritos ancestrais que vivem nas casas.

A Curadora do Acervo, Dra. Ana Cristina Carvalho destaca que “esta exposição de peças evidenciam não somente a herança cultural do país dos templos e palácios e da saborosa culinária mas especialmente revelam novas possibilidades de preservação do patrimônio artístico-cultural e da função social da arte”.



SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.

No comments: