17.9.10

Petrobras apresenta campanha institucional com efeitos visuais assinados pela Mídia Effects


Criar os efeitos visuais do filme que apresentaria a maior oferta de capitalização de ações do mundo da maior estatal do Brasil e que teria como diretor o cineasta Bruno Barreto. Este foi o desafio enfrentado pela Mídia Effects ao participar de uma das mais importantes campanhas do ano da Petrobras.

O filme, que já está veiculando nacionalmente, tem todos os efeitos assinados pelo estúdio catarinense, que acompanhou desde a parte de pré-produção (realizando testes e dando sugestões para o diretor chegar ao resultado que esperava), produção até finalização do material. “A ideia principal do trabalho era aproximar – “fisicamente” - a Petrobras das pessoas, sem aumentá-las demais e sem diminuir a estatal. Tínhamos que conseguir o máximo de realismo possível sem minimizar a estrutura da Petrobras”, explica Thomas Ventura, diretor da Mídia Efffects responsável pelo job.

Para passar este conceito, a agência responsável pela criação (Heads) da campanha idealizou que pessoas comuns pudessem pegar os ativos da Petrobras (como plataformas de petróleo e petroleiros, por exemplo) com as próprias mãos. “Maquetes logo foram descartadas pelo Bruno Barreto, pois elas poderiam passar a sensação de diminuição da empresa”, explica Thomas. A saída apontada pela Mídia Effects foi de efeitos óticos e 3D. “Desta forma conseguimos passar a sensação que todos esperavam”, explica Thomas.

O filme foi rodado em apenas dois dias no Rio de Janeiro no último mês. “A gravação em si foi super tranquila, tudo já estava definido e ocorreu como o esperado. A primeira diária foi em Macaé - Aeroporto mais próximo das plataformas P52 e P54, para onde saímos de helicóptero para as plataformas em alto mar a 150 km da costa. A segunda diária foi no Rio, onde fizemos a parte de estúdio. O Bruno Barreto é muito experiente, então a gravação foi super rápida e acabamos as diárias sempre antes do esperado”, relata Thomas.

Um desafio interessante enfrentado pelo estúdio e que, segundo Thomas, foi divertido de resolver foi o mergulho no fundo do mar que acaba com a cena dentro de um aquário. Os testes foram feitos na sede da empresa, em Florianópolis, antes de a equipe seguir para o Rio. “Quando chegamos à reunião de pré-produção com o problema resolvido, surpreendemos agência, produtora e cliente. Isso foi fundamental porque deixou todo mundo super seguro e com a certeza de que o filme iria dar certo”, diz.

De acordo com o diretor da Mídia Effects, este filme é um grande trabalho que chama atenção não só por ser da Petrobras, mas também por ser uma campanha muito importante da estatal, que apresenta a maior oferta de capitalização de ações do mundo, além de ser um filme com veiculação em todo o território brasileiro.

Ficha Técnica
Produtora - LC Beta
Agência - HEADS
Cliente - Petrobras
Produtora de Áudio - PlayitAgain
Efeitos Visuais e Finalização – Midia Effects
Produtores Executivos - Rodrigo Piovezan, Daniel Tendler, Marcelo Santiago
Diretora de Produção - Alice Ramos
Coordenação de Produção - Fernanda Polastri
Direção - Bruno Barreto
Primeiro Assistente de Direção - Rafael Salgado
Direção de Fotografia - Ted Abel
Direção Técnica - Thomas Ventura

1 comment:

Anonymous said...

Demais essa campanha!! Parabéns aos envolvidos...