27.10.10

Livro traz coletânea de artistas plásticos que escolheram o PVC como material para suas inspirações


Quando se fala em design, seja ele de um belo carro, de uma obra de arte, artigos de decoração etc, pensa-se em conceitos como inovação, diferencial, criatividade e performance. A versatilidade do PVC possibilita gerar valor ao design, em qualquer tipo de objeto. Pensando nisso, a Solvay Indupa lançou o livro “PVC + Design: Um Novo Olhar”, que reúne obras de 24 profissionais de todo o Brasil, entre artistas plásticos, arquitetos, designers de moda, entre outros, que utilizam o PVC como matéria-prima de seus trabalhos.



O livro mostra que as características que este produto pode adquirir – diversidade de cores, transparência, diversidade de formas, texturas, maleabilidade – fazem dela uma solução para os diversos profissionais, com diferentes tipos de exigências em cada um de seus projetos. Exemplo disso é o trabalho de Alberto Pretel, que desenvolve objetos decorativos com fins promocionais ou para cenografia. “O processo de criação se origina do interesse por um determinado material que seja novo, diferente ou que normalmente seja usado em outra aplicação não relacionada”, afirma Pretel.

O designer de móveis, Bernardo Senna afirma que a facilidade de se trabalhar com esta matéria-prima está na facilidade com que é encontrada. “O profissional consegue agregar valor a uma peça com sua criatividade e trabalho artesanal, em função das tantas possibilidades do produto e com custo acessível, sem perder a qualidade”, conta.



As possibilidades de dar vazão à criatividade a partir deste plástico são inúmeras, como verificam Dênio Bartolomeu Ramos e Ricardo Guimarães de Andrade, sócios que desenvolvem luminárias diferenciadas. Eles explicam que o trabalho com a luz, pelo lúdico que a iluminação proporciona, os levou a pesquisarem materiais com características específicas, como qualidade, durabilidade, resistência, facilidade de limpeza, além da beleza plástica. Assim, o PVC se mostrou o produto ideal nesta aplicação, por suas características estruturais, funcionais e estéticas.

Isso tudo sem falar no aspecto sustentável. O livro mostra a importância e o benefício da reutilização e reciclagem de materiais em termos de custo-benefício e da inclusão social. Exemplo disso é o trabalho de Grace Gasparini, terapeuta ocupacional que utiliza tubos, conexões, forros e chapas de PVC no desenvolvimento de mobiliários adaptados para crianças com disfunções neuromotoras. Segundo a terapeuta, os equipamentos disponíveis no mercado para esse tipo de disfunção são de alto custo, e muitas vezes importados. “O PVC democratizou os equipamentos em função do custo acessível, além de proporcionar resultados mais efetivos porque os materiais utilizados são leves, de fácil manuseio, regulagem e higienização", afirma Gasparini.



O livro “PVC + Design: Um Novo Olhar” traz os registros ilustrados desses trabalhos e o depoimento dos profissionais sobre criação, desenvolvimento, inovação, voltados ao design. A Solvay Indupa, uma das maiores fabricantes mundiais de PVC, atua na valorização da resina como parte do dia-a-dia das pessoas, uma vez que participa de todos os setores da economia, agregando valor, gerando competitividade e desenvolvimento sustentável. “Este livro vem somar-se às ações da companhia no sentido de unir a promoção do PVC à integração social através da cultura e das artes”, afirma Edison Carlos, gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa.

Para informações de como obter a obra, entre em contato com comunicacao@solvay.com

No comments: