12.11.10

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba comemora o sucesso

Depois de quase cinquenta dias de evento, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba chega ao fim com um saldo bastante positivo para o Design brasileiro. Pela primeira vez o tema tomou conta das ruas da cidade de Curitiba e contagiou mais de 300 mil pessoas que puderam ver as exposições, não só nos espaços expositivos institucionalizados, mas também nos parques da cidade. Além do público local, a Bienal foi visitada por pessoas de todo o país vindas em grupos ou individualmente, e aconteceu de 14 de setembro a 31 de outubro.

Um dos fatores para esse resultado expressivo se deve ao principal diferencial desta edição, que foi a democratização do acesso. “A Bienal cumpriu seu objetivo e extravasou pela cidade indo ao encontro dos cidadãos. Ao todo, foram nove mostras espalhadas por seis espaços expositivos: o Pavilhão Horácio Coimbra – CIETEP, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial de Curitiba, a Universidade Positivo e os parques Barigui e Jardim Botânico”, destaca a diretora de Projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Gaziri, que, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i), foi a instituição responsável pelo evento. Outro ponto importante foi a ênfase dada aos produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. “Conseguimos demonstrar na prática a importância desse trabalho para a sociedade”.

O tema Design, Inovação e Sustentabilidade foi trabalhado em, aproximadamente, 300 produtos expostos, assinados por designers de diversos estados do Brasil e, ainda, com uma participação especial de profissionais da Dinamarca. Para a curadora da Bienal, Adélia Borges, o resultado é um sinal do amadurecimento do design brasileiro. A Bienal vem recebendo assédios internacionais para ser apresentada no exterior. “Isso mostra que conquistamos reconhecimento nacional e internacional e ajudamos a aumentar a percepção consciente da sociedade em geral sobre a importância do design no cotidiano”.

Logo no início da Bienal, de 15 a 17 de setembro, a programação ofereceu o Seminário Design Innovation Labs, que contou com 38 conferencistas nacionais e internacionais e foi realizada em quatro locais: Cietep, Sebrae-PR, Universidade Positivo e Fábrica da Electrolux. “A ideia foi reunir entidades importantes para o desenvolvimento do país e do estado, instituições de ensino e indústria, a fim de promover e gerar conhecimento ao público visitante”, conta Letícia. O evento contabilizou 618 participantes de 17 estados, das cinco regiões do Brasil. Participaram empresários, estudantes, profissionais da área, entre outros, de mais de 70 cidades diferentes.

Durante a Bienal, também foram realizas 20 ações paralelas em ambientes diversificados como universidades, lojas, museus, centro de línguas, escritórios, programas de rádio e espaços culturais alternativo. Essas ações proporcionaram a troca de conhecimento e possibilitaram a visualização e participação da comunidade em diversas atividades, reunindo cerca de 10 mil pessoas.

A educação também foi um dos pontos trabalhados na Bienal. Com o projeto “Ações Educativas”, mais de 600 professores foram capacitados e replicaram as informações em sala de aula para seus alunos. Além disso, 59 instituições de ensino agendaram visitas guiadas, que envolveram 3.427 estudantes.

Para o professor, doutor do departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, Aguinaldo dos Santos, “se estabeleceu um novo patamar, que deverá impulsionar a elevação da qualidade não só das próximas bienais, mas também de outras exposições da área no país”. O professor conta ainda que testemunhou dezenas de pessoas que nunca haviam visitado uma exposição de design manifestando o interesse em ver a Bienal. “Isso é extremamente positivo e contribui para a educação dos brasileiros acerca do que vem a ser o design e sua potencial contribuição para a sociedade”.

Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltaram para o Paraná. A proposta de enfatizar o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente, promovendo assim o design brasileiro, chamou a atenção do público e da imprensa. A Bienal foi destaque na mídia nacional e internacional e recebeu a visita de diversos jornalistas do Brasil e do exterior. “O Brasil merece ter o seu design melhor conhecido e consumido”, observa o jornalista Walter Sebastião, do jornal Estado de Minas.

A Bienal Brasileira de Design é um evento itinerante, que acontece em cidades diferentes a cada dois anos. Depois de Curitiba, será a vez de Belo Horizonte receber a Bienal, em 2012.

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba na internet

Na proposta de democratizar o acesso ao melhor da produção da indústria brasileira, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba inicia uma série de ações interativas na internet. Uma delas é o voto popular, pelo qual o público pode eleger os produtos de sua preferência expostos na mostra principal, que leva como nome a temática do evento: “Design, Inovação e Sustentabilidade”.

Para participar basta acessar www.bienalbrasileiradedesign.com.br (menu Ações Interativas), onde a partir de um rápido cadastro, é possível votar. A plataforma de eleição está organizada em 12 núcleos de produtos – os mesmos disponíveis na exposição física, preparados pela curadora geral Adélia Borges. Cada pessoa tem direito a indicar um produto por núcleo, sem a obrigatoriedade de votar em todos eles. O resultado final será divulgado em 16 de novembro.

Ainda como parte das ações interativas, a Bienal 2010 disponibilizou em seu site imagens de todas as nove mostras, além de fotos e vídeos das atividades que integraram o Design Innovation Labs, seminário internacional de abertura do evento.

Em breve, o público também poderá conferir na página o tour virtual às exposições, mais uma ferramenta de divulgação do design brasileiro.

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura), MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo

Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Sobre o Centro de Design Paraná
O Centro de Design Paraná é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 1999, que trabalha pela construção de uma cultura do design no Brasil. Sua atuação compreende três tipos de serviços: inteligência em design, desenvolvimento de ações em design e a realização de eventos de educação e formação. Pioneiro, foi o primeiro centro de design instituído no Brasil a orientar sua atuação a partir das necessidades do empresariado. Por conta do ineditismo e da qualidade do trabalho realizado, é reconhecido pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep) como referência nacional em gestão do design. Para saber mais, visite www.centrodedesign.org.br.

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