13.12.10

"SWU lança plataforma SWU kids"


O sucesso do movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU – Starts with You, criado pelo Grupo Totalcom, agora também fará parte do universo infantil. Na primeira ação do movimento para 2011, a publicitária Rony Fischer e a antropóloga Simone Vale lançam o livro “5R’s por um mundo melhor” (editado pela Laborprint, 63 páginas, R$ 29,00), obra que aborda a sustentabilidade de maneira prática e divertida, destinada às crianças de 8 a 12 anos. Com uma linguagem direta e de fácil compreensão, a garotada poderá aprender, passo a passo, as ações e comportamentos desejados para tornar o mundo mais sustentável. Além dos 3Rs que já são conhecidos (Redução, Reutilização e Reciclagem), as autoras propõem a utilização do Respeito e Responsabilidade, criando novo princípio dos 5Rs e ampliando o significado da sustentabilidade para o público infantil.

“5R’s por um mundo melhor” estará disponível, a partir do dia xx, na rede de lojas da Livraria da Vila e através também do portal www.swu.com.br. Exemplares da obra serão doados a bibliotecas e escolas públicas interessadas, além de comunidades em Itu, onde foi realizado o SWU Music and Arts Festival – evento de celebração do movimento SWU que em outubro reuniu 164,5 mil pessoas em torno de artes, música e consciência sobre sustentabilidade.

Segundo Rony, a ideia de criar um livro que falasse sobre sustentabilidade para crianças surgiu a partir do seu envolvimento com o SWU – movimento idealizado pelo empresário Eduardo Fischer, seu marido – e da vontade de contribuir para a causa. “Essa nova geração que está por vir é catalisadora de mudanças. Bons hábitos começam em casa e ao incorporar práticas e valores sustentáveis desde cedo, as crianças se tornam também responsáveis pela construção de um futuro melhor para si e para os outros”, afirma Rony.

A publicação, que preenche uma lacuna no mercado editorial na área de sustentabilidade com conteúdo lúdico, oferece a possibilidade de interação entre pais e filhos. Logo no início, o leitor encontra uma carta aos pais explicando a importância de seu envolvimento e dedicação ao tema para a conscientização das crianças. Há também uma série de atividades propostas, como a criação de brinquedos com material reciclado.

O “5R’s por um mundo melhor” é ainda uma fonte de consulta para estudantes, já que traz diversas informações e dados sobre os impactos que nossas ações causam ao meio ambiente.

O livro foi produzido com papel reciclado da KMPAPEL, empresa pioneira na América Latina em produção de papel reciclado branco.

As ilustrações são de Félix Reiners.

Sobre o SWU - O SWU – Starts with You é um movimento que nasceu com o propósito de conscientizar, mobilizar e engajar pessoas para a prática da sustentabilidade por meio de uma grande plataforma de conteúdo e entretenimento. Ele foi lançado oficialmente em junho de 2010 e realizou uma série de ações de comunicação e mobilização em mídia tradicional e participativa. Em muito pouco tempo ganhou extraordinária adesão do público, no Brasil e em outros 149 países. Em apenas 120 dias, o movimento conquistou mais de 150.000 seguidores e fãs em redes como o Twitter, Orkut e Facebook e registrou mais de 4 milhões de visitantes únicos em seu portal (www.swu.com.br), com mais de 11 milhões de page views e tempo médio de navegação superior a 4 minutos.

Além de diversas ações de engajamento – como flashmobs e blitze – e campanhas de informação que geraram mais de 2,6 bilhões de impactos em diversas mídias desde o seu lançamento, o SWU teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival, evento de música, artes e consciência que em outubro reuniu 164,5 mil pessoas ao longo de 3 dias numa fazenda no interior de São Paulo, na primeira experiência do gênero no Brasil. Prova de que o tema da sustentabilidade mobilizou o público é que o Fórum Global realizado durante o festival, reunindo 58 palestrantes nacionais e internacional, foi acompanhado in loco por 3.900 pessoas e por outras 546.492 pelo portal SWU, que transmitiu os debates ao vivo pela internet.

No comments: