13.5.10

Exposição Cidade Múltipla


Cidade Múltipla é um ensaio fotográfico que enfoca referências arquitetônicas da São Paulo do Fotografias de Ricardo Hantzschel, sob o ponto de vista de cinco diferentes câmeras pinhole. O resultado é uma cidade improvável, construída por conjuntos de instantes que formam camadas de tempo sobrepostas em cada registro, remetendo à veloz e caótica metamorfose cotidiana da metrópole. A mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal poderá ser vista de 29 de maio a 4 de julho, na Caixa Cultural São Paulo (Sé), com entrada franca.

Pinhole são câmeras artesanais feitas com caixas ou latas vedadas, onde a luz penetra apenas por pequenos furos feitos com uma agulha. Na face oposta ao orifício coloca-se um papel fotográfico que registra a imagem formada no interior da câmera.

A beleza deste aparato, que remonta à descoberta da camera obscura no Renascimento, está na sua forte presença de acaso e precariedade, já que não há lente, obturador, visor ou diafragma. Simplesmente o ordenamento físico dos raios de luz e a sensibilidade do papel quimicamente revelado.

Dados técnicos: o trabalho reúne captação fotográfica tradicional, digitalização dos negativos e ampliação digital de 14 imagens em papel base de algodão.

Sobre as oficinas
• Oficina Imagem Invertida
Dias 11/06 e 18/06, às 9h e 25/06, às 15h.

• Oficina Câmera Obscura
Dia 03/07 (sábado), das 15h às 17h.
A partir de 15 anos.

Serviço
EXPOSIÇÃO CIDADE MÚLTIPLA
Abertura para convidados e imprensa: dia 29 de maio de 2010, às 11h
Visitação: de 29 de maio a 04 de julho de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, inscrições para oficinas, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: