5.1.11

ESPM-SP abre turma de Pós-Graduação em Marketing do Vinho com palestra sobre internacionalização das vinícolas

Apresentação do curso traz o diretor da vinícola argentina Familia Zuccardi, José Alberto Zuccardi

O mercado nacional de vinhos e espumantes movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em 2009, segundo relatório divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o Brasil importou R$ 345 milhões em vinhos e atualmente, reúne 1.200 vinícolas em atividade, o dobro de cinco anos atrás, a maioria de pequeno porte, que juntas respondem por um faturamento de mais de R$ 1,2 bilhão por ano. Vale ressaltar, que os vinhos finos nacionais estão em alta e ganharam mercado sobre os importados, registrando um crescimento de 14,6% em 2009, ante uma alta de apenas 2% do produto do exterior.

Atenta a este movimento do mercado, o programa de Pós-Graduação da ESPM em Marketing do Vinho, criado em 2006 na Unidade do Rio Grande do Sul formará sua primeira turma na ESPM São Paulo, agora no primeiro semestre de 2011.

Para apresentação deste programa, diferenciado no mercado, a Escola realiza, com exclusividade, a palestra “A internacionalização do vinho fino argentino”, com o Diretor da Vinícola Familia Zuccardi, José Alberto Zuccardi. Logo depois, o diretor da Pós-Graduação em Marketing do Vinho da ESPM-RS, Flávio Martins abordará os desafios e anseios do profissional que pretende atuar neste setor. E no encerramento será feita a degustação de vinhos e espumantes com o público presente.

O objetivo do encontro é apresentar as propostas desta indústria em ascensão no país, o reflexo da internacionalização do vinho, com o case da Vinícola Zuccardi, que traz um projeto de inovação e torna a empresa, uma das mais importantes da Argentina e do mundo, e principalmente apontar o bom momento da economia para atrair novos investimentos, tanto de grupos nacionais, como internacionais, que percebem o potencial de crescimento de consumo, as técnicas de gestão, importação, entre outros aspectos fundamentais.

O evento integra o Programa de Pós-Graduação em Marketing do Vinho da ESPM para habilitar profissionais na atuação deste mercado, de forma inovadora e centrada no consumidor. O curso com 360h/a é direcionado a gestores, gerentes, distribuidores e executivos de marketing, comunicação, negócios e pessoas interessadas no tema.

Programação Aula Aberta Marketing do Vinho na ESPM
Dia 11 de Janeiro, Terça-feira às 17h30
Local: ESPM Campus da Graduação - Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 / Cobertura - Vila Mariana São Paulo - SP
Inscrições: por e-mail candidato@espm.br ou pelo telefone: 11-5081-8225
17h30 – Palestra “A internacionalização do vinho fino argentino”, com o Diretor da Vinícola Familia Zuccardi - José Alberto Zuccardi

18H00 - O programa de Pós Graduação em marketing do Vinho da ESPM - Prof. Flávio Martins
18h30 – Degustação

Sobre a o curso de Marketing do Vinho da ESPM:
http://www.espm.br/posvinho

VAGAS LIMITADAS

Sobre a Vinícola Zuccardi
A Familia Zuccardi é uma das principais vinícolas da Argentina e seu diretor José Alberto Zuccardi um dos maiores responsáveis pelo sucesso do vinho argentino no mundo. Vem dele o projeto de inovação da Vinícola, que desde a década de 90 percebeu que deveriam oferecer produtos mais leves e aromáticos, adaptando-se assim ao gosto do novo consumidor do vinho. Essa realidade serviu de estímulo ao projeto Santa Júlia Inovação, que explora 25 novas variedades nunca antes cultivadas na Argentina. Esse espírito corajoso e inovador mostra caminhos importantes para o mercado de vinho brasileiro, que ainda em fase de desenvolvimento, vem cultivando cada vez mais adeptos e amantes na arte do comer e beber.

Sobre a ESPM
A Escola, fundada em outubro de 1951 por Rodolfo Lima Martensen, nasceu como “Escola de Propaganda de São Paulo”, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão e negócios internacionais e, em 2011, abre sua primeira turma de graduação em jornalismo. Atualmente, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

No comments: