16.2.11
Central Galeria de Arte abre mostra coletiva com oito artistas
Inspirada em música dos Beatles, Octopus Garden tem início dia 25 de fevereiro
Com curadoria de Claudio Matsuno e texto de apresentação assinado pela crítica de arte Juliana Monachesi, a Central Galeria de Arte abre, no dia 25 de fevereiro, a mostra Octopus Garden.
Utilizando referências da música homônima – do lendário álbum Abbey Road, dos Beatles – a exposição reúne obras de oito jovens artistas que têm em comum o fato de produzirem em suas próprias casas e estarem em busca de mundos imaginários e protegidos, naquilo que seria uma eterna procura pelo sentimento de pertencimento, que gerações anteriores conheceram tão bem.
De acordo com Juliana Monachesi, a atmosfera da mostra é criada a partir da produção de cada artista, em um jardim cujo elemento dominante é a apropriação afetiva da história e a tendência alegórica das obras.
“Um jardim de polvo é algo como uma coleção aleatória. Uma reunião de objetos que os tentáculos do polvo recolheram na infinidade oceânica de seu entorno e que este organizou em sua morada profunda. Se o título da mostra ecoa a canção homônima dos Beatles ou a iniciativa do curador Claudio Matsuno de reunir os oito artistas presentes nesta exposição, ele também sintetiza de forma lírica os mecanismos de criação das obras expostas”, diz ela.
Com coquetel de abertura marcado para o dia 24 de fevereiro, das 19h às 22h, Octopus Garden conta com trabalhos dos artistas Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizzolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes e Reynaldo Candia.
Central Galeria de Arte Contemporânea:
Idealizada pelo ex-executivo Wagner Lungov, a Central Galeria de Arte Contemporânea iniciou suas atividades em novembro de 2010 com o objetivo principal de promover novos artistas que tenham um trabalho instigante e representativo do mundo atual.
A Central Galeria acredita na arte como um processo cognitivo capaz de melhorar a forma de se viver e ver o mundo. Assim, oferece as condições necessárias para que esses jovens artistas construam uma carreira sólida, podendo se desenvolver plenamente.
Com uma programação de alto nível, o espaço oferece também discussões sobre arte e sociedade, exposições temporárias e acompanhamento de projetos e documentação dos trabalhos dos artistas.
Exposição Octopus Garden
Coletiva com Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizzolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes e Reynaldo Candia.
Período: de 25 de fevereiro a 26 de março.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19; sábados, das 11h às 18h
Endereço: Central Galeria de Arte Contemporânea, Avenida Rebouças 1545 (esquina com a Rua João Moura, entrada pela avenida Rebouças), tel. 2613 0575, São Paulo.
Postado por Paulo R. Lisboa às 10:25 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment