No Centro de Estilo em São Paulo, na sede do Latin America Tech Center (o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo do Grupo PSA na América Latina), os designers criaram diferentes opções até chegar a três propostas finais e, depois, ao logotipo símbolo dos 10 anos de produção no Brasil.
“A idéia deste logo foi ser direto, unindo um símbolo que é de fácil reconhecimento, o mapa do Brasil, com as cores verde e amarelo, que expressam a paixão que temos pelo país, como podemos ver em épocas como a Copa do Mundo. Os traços têm um efeito tipo pintura para reforçar o lado emocional, já que pegar um pincel e pintar uma tela costuma ser espontâneo, muito ligado ao sentimento. Não queríamos fazer um símbolo pesado”, explica Rogério Okabe, que foi o responsável pela criação do logo dos 10 Anos de Produção no Brasil.
No desenvolvimento do logotipo especial foram utilizados alguns dos recursos mais modernos do Centro de Estilo, como o Cintiq (uma tela digital onde se pode desenhar diretamente, simulando um papel) e a Sala de Realidade Virtual. No dia-a-dia, estes equipamentos são usados pelos 20 integrantes da equipe de Estilo não apenas para a criação e o acompanhamento do design dos projetos de novos veículos como também no desenvolvimento de imagens e animações virtuais que são utilizadas em campanhas de marketing, catálogos, manuais de proprietários, sites internet (como o car configurator) e diversos materiais de divulgação.
O Latin America Tech Center
O Latin America Tech Center reúne os profissionais das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citroën na região. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e também em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China.
Compõem o Centro latino-americano as unidades denominadas: São Paulo Tech Center, na cidade de São Paulo; Rio de Janeiro Tech Center; instalada no Centro de Produção de Porto Real; e Buenos Aires Tech Center, localizada no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Elas se complementam e se apóiam, permitindo que os profissionais do Grupo estejam próximos dos produtos que estão desenvolvendo, tanto no Brasil quanto na Argentina.
A PSA Peugeot Citroën no Brasil
Em 2010, a PSA Peugeot Citroën comercializou no Brasil 174.400 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, obtendo 5,2% de participação no mercado e atingindo um novo recorde histórico de vendas no país. Este resultado representou um crescimento de 15,4% em comparação ao volume de vendas de 2009, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 10,4%. Um desempenho que confirmou mais uma vez a PSA Peugeot Citroën como a quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90).
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